30 de agosto de 2022

William Bonner e a dificuldade para interpretar texto


            – Pai, podemos ir para o parque?

            – Ah, filho, hoje não dá. Amanhã, se o dia estiver bom, eu levo você.

            O dia seguinte é lindo. Ensolarado, sem uma nuvem no céu. O filho, então, volta a perguntar:

            – Pai, hoje podemos ir para o parque?

            – Puxa, filho, o dia não está bom. Com esse sol forte não vai ser bacana. Amanhã, se o dia estiver bom, pode deixar que eu levo você.

            O dia seguinte amanhece nublado. Animado, o filho pergunta:

            – Pai, vamos para o parque?

            – Nossa, filho, com esse tempo? Com certeza vai chover. Não vale a pena. Amanhã, se o dia estiver bom, nós vamos.

            A criança só voltaria a perguntar para o pai sobre ir ao parque no dia seguinte se fosse o William Bonner.

###

            Na segunda-feira, dia 22 de agosto de 2022, o presidente Jair Bolsonaro foi entrevistado pelo Jornal Nacional. Depois de anos de governo com bravatas golpistas, muito corretamente Bonner, aos 8’50”,perguntou ao presidente:

– O senhor não quer aproveitar essa oportunidade, diante de milhões de brasileiros, pra assumir um compromisso eloquente de que vai respeitar o resultado das urnas seja ele qual for?

Bolsonaro respondeu:

– Seja qual for. Eleições limpas serão... devem e tem que ser respeitadas.

Os dois se embolam um pouco com as falas, o jornalista elogia o processo eleitoral e as urnas e, então, diz:

– Isto posto, eu lhe pergunto mais uma vez: o senhor vai assumir um compromisso, diante de milhões de brasileiros, de respeitar o resultado das urnas e estimular os seus seguidores a fazer o mesmo, candidato?

– Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes. –, responde o presidente. E, após acrescentar rapidamente outro ponto, ele mesmo acrescenta – Vamos colocar um ponto final nisso?

Um novo momento de falas emboladas entre os dois, com o presidente-candidato dizendo para encerrar o assunto. William Bonner, então, tal qual a criança que acredita que, amanhã, se o dia estiver bom, vai ser levada ao parque, diz:

            – Nós temos uma declaração importante do candidato Bolsonaro assumindo publicamente o respeito ao resultado das urnas de outubro.

###

            Não acho, como brinquei no título, que o jornalista não sabe interpretar texto. O respeito às urnas com o “desde que as eleições sejam limpas” no meio das respostas com certeza incomodou Bonner. Mas, o que mais a criancinha poderia fazer? Só mesmo sentar e esperar que, no dia seguinte, o pai considere o dia bom. Assim como eu – e o âncora do Jornal Nacional – esperamos que o presidente só esteja fazendo mais uma das suas bravatas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário