30 de junho de 2023

Reutilizada: a estória de uma mesa de luz

     Fui ao Espaço Cia da Revista assistir o espetáculo Depois que você abrir os olhos. Enquanto esperava a peça começar, fiquei passeando pelo local e encontrei essa mesa de luz. 


    Segundo a plaquinha, trata-se de uma mesa de luz, de 1950, vinda da Itália. Bem diferente, mais mecânica e pesada (e parecendo mais durável) do que as mesas de luz atuais. Só como ponto de comparação, fica a mesa de luz do Teatro Bradesco

    Nem imagino a história da mesa de luz italiana (e ninguém sabia me contar), mas posso imaginá-la sendo utilizada, por anos, em algum teatro da Itália. Quando finalmente foi aposentada por lá, algum teatro daqui do Brasil resolveu comprá-la por uma mixaria (o que para a situação normal dos teatros pequenos, significa que pode ter sido uma pequena fortuna). E lá foi a mesa de luz trabalhar por mais algumas décadas. Quando não era mais possível utilizá-la para iluminar os palcos (foi ficando difícil fazer a manutenção ou os componentes novos não funcionavam tão bem assim com a mesa antiga), virou peça de curiosidade para público de teatro. 

    Parece uma trajetória bem interessante para uma mesa de luz. Ainda mais sabendo que, mais de 70 anos depois, ela ainda continua trazendo algum foco de interesse em um teatro.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário