28 de abril de 2007

Luto na CIA

_____Durante toda a semana os membros da CIA amargam um doloroso luto: Boris Iéltsin morreu. Iéltsin e Mikhail Gorbachev foram os principais aliados da CIA na luta contra a União Soviética. Enquanto Mikhail Gorbachev foi o principal responsável pelo fim da URSS, Iéltsin tomou todas* as medidas possíveis para garantir que o regime socialista não tivesse mais como se reerguer.
Capitao Haddock bêbado
O álbum Tintim e O Caranguejo das tenazes de Ouro (1941) conta como o jornalista Tintim conhece seu amigo, capitão Haddock. Nessa história, Haddock é mantido bêbado por sua amotinada tripulação, que pode, assim, dominar o navio. A mesma tática foi utilizada pela CIA quando Boris Iéltsin chegou ao poder.
 As aventuras de Tintim: o caranguejo das tenazes de ouro
_____O governo de Iéltsin foi marcado pela corrupção, fome e desemprego por toda a Rússia. Conflitos absurdos como a Guerra da Chechênia, a venda de estatais sem o menor planejamento e um apoio aos ricos que daria inveja a qualquer membro do PFL**. Ajudando a colocar a Rússia em uma crise parecida com a de 1917, Iéltsin enfraqueceu de tal maneira o país que garantiu a completa impossibilidade de qualquer idéia de retorno soviético.
_____A CIA, por motivos óbvios, marca um luto, nesta semana, maior do que as fábricas russas de vodca e destilados em geral***. Se “Someone still Loves You Boris Yeltsin”, pode apostar que é a CIA.

_______
* Trocadilho não planejado.
**Atual “Democratas” (que saudades essa gente deve ter dos tempos da ARENA).
*** Não fique achando, caro leitor, que só porque eu contei uma piadinha agredindo o PFL, que agora irei contar uma piada sobre o Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário