17 de agosto de 2008

Como foi feito o Eclipse do Yahoo!



_____Super simples: eles pegaram o maior satélite comprado pela empresa e redirecionaram-no com a ajuda da base espacial russa – que enviou dois astronautas que haviam sido treinados para tapar o Sol durante a invasão soviética (planejada, mas nunca executada) aos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Os astronautas, extremamente calmos (pois dessa vez teriam de lidar apenas com um eclipse lunar), utilizaram três turbinas propulsoras, um sabre de luz e...

_____Pára tudo! Se alguém acha que foi necessário algum impressionante aparato tecnológico para que o eclipse anunciado pelo Yahoo! Brasil fosse feito, está, literalmente, no mundo da Lua. O eclipse foi feito com um dos mais velhos truques da história da humanidade: a confiança na falta de informação das pessoas.

_____O eclipse que aconteceu ontem foi completamente natural. Ele estava previsto fazia tempos e isso pode ser visto, sem grande dificuldade, com uma rápida pesquisa em um calendário de fenômenos espaciais. Quando eu disse que o truque era velho é porque, desde que o mundo é mundo, alguns dos membros mais bem informados da humanidade engana os menos informados.

_____Os religiosos, de diversas épocas e lugares, tendo conhecimento, por exemplo, da repetição cíclica das estações do ano, podiam prever mudanças que eram, segundo eles, causadas pelos deuses e, portanto, terem seu contato com a divindade “comprovado”. O restante da população, mais ignorante nos saberes sobre a medição do tempo, acabava por ser facilmente convencida.

_____No ocidente europeu, durante a Idade Média, a maioria das pessoas mal conhecia a própria idade – já que ignoravam o ano em que estavam e o ano em que haviam nascido. Apenas os membros do clero estudavam o tempo com mais profundidade; eram eles que dominavam os calendários. Ao controlar o tempo, os clérigos controlavam a vida de toda a sociedade.

_____Nas palavras do historiador Hilário Franco Júnior, “Medir e ordenar o tempo é transformar um fenômeno natural em produto cultural. É controlar os momentos de trabalho e de ócio, portanto a geração de riquezas materiais. É controlar as épocas de pagamento de tributos, esmolas e doações, portanto a circulação daquelas riquezas. É controlar os períodos de festas, portanto a sociabilização dos indivíduos. É controlar as fases de jejum alimentar e sexual, portanto a vida biológica da população. É controlar os momentos de atividades profanas e de dedicação ao sagrado, portanto a vida espiritual das pessoas.”*.

_____O que o Yahoo! Brasil fez foi, simplesmente, anunciar como sendo uma obra sua um eclipse que já estava previsto (e que eles fizeram questão de não alardear). O pessoal do Yahoo! tinha a informação do momento do fenômeno e a utilizaram como um religioso medieval: fizeram as pessoas acreditarem que aquilo estava acontecendo graças a eles, graças a interferência deles. Como a campanha foi muito bem montada, acabei vendo um monte de gente, inclusive professores do meu trabalho e pessoas da minha casa, achando que, realmente, o eclipse de ontem havia sido causado pela empresa.

_____Eu, sinceramente, achei a brincadeira divertidíssima; encaixa perfeitamente com a nova proposta do portal.

__________

* Hilário FRANCO JÚNIOR, O ano 1000. p. 33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário