22 de março de 2009

Bonitinho, mas ordinário

Atenção: Este texto contém spoilers.


#####


_____Ordinário é algo comum, normal, vulgar. Pode significar algo grosseiro, de qualidade inferior, reles, baixo. O que é extraordinário vai além do mero ordinário, ultrapassa o comum. É raro, singular, memorável.




_____O que houve de melhor nessa história toda de se filmar Watchmen é que a superexposição fez com que eu descobrisse a existência da HQ e sanasse essa imensa lacuna no meu conhecimento de cultura pop. Gostei tanto do gibi que já o citei por aqui mais de uma vez. Obviamente, também, fiquei esperando, ansioso, o lançamento do filme. Assisti, então, na semana passada e digo sem medo: eu deveria ter ficado só com os quadrinhos.
_____A HQ de Alan Moore e Dave Gibbons é tudo o que dizem; completamente superior a 95% de tudo o que já se publicou na área. É extraordinária. Por sua vez, o filme de Zack Snyder é comum, igual a incontáveis filmes de super-heróis. É só mais um. Ordinário.
_____Zack Snyder fez um filme cheio de soluções fáceis e fórmulas prontas. Não se pede ao público mais do que a capacidade de entender uma partida de futebol. O que é aquele Coruja gritando quando da morte de Rorschach? E aquele Ozymandias levando lição de moral? Mais um pouco e terminaria com um “... e viveram felizes para sempre...”.
_____Recomendo a HQ, fortemente, a qualquer pessoa que consiga tomar sorvete sem lambuzar a testa. Vale completamente à pena. Quanto ao filme, se vocês estiverem mesmo a fim de assistir uma estória de super-heróis, acho melhor alugar Os Incríveis. Pelo menos a animação não foi feita com a premissa de que o público não conseguiria entender mais do que aquilo.


#####


P.S.: Vale dizer, esta paródia, tirando sarro de como seria um desenho dos Watchmen, combina perfeitamente com o resultado final do filme.








Fonte do vídeo: Blog do Cardoso.

4 comentários:

  1. Pois é, não só HQ's são estragadas com filmes, mas livros brilhantes e roteiros teatrais magníficos "/

    Infelizmente nem todos tem o dom ~

    ResponderExcluir
  2. [...] Watchmen, acabei cruzando com várias paródias das personagens e fui guardando-as no meu arquivo. Depois de ver o filme, entretanto, fique tão desgostoso que deixei as imagens na gaveta. Agora que o gosto amargo saiu [...]

    ResponderExcluir
  3. Spot on with this write-up, I truly assume this web site needs rather more consideration. I’ll probably be once more to read way more, thanks for that info.

    ResponderExcluir