25 de julho de 2009

Universidade sincera

_____Nos últimos anos, surgiram pelo Brasil mais faculdades particulares de baixa qualidade do que casos de gripe suína no último mês. É um fenômeno triste para quem, como eu, gosta de Educação. Porém, tenho que admitir que, às vezes, essas faculdades me fazem sorrir. Ou melhor, elas conseguem me fazer gargalhar.
_____Os mal-intencionados que defendem esses centros universitários bizarros, lembram-se sempre do fato de que esses locais costumam ostentar prédios de altíssima qualidade e que as salas de aula contam com os melhores recursos tecnológicos para que os alunos aprendam. Na verdade, todo esse esmero, além de ser mera propaganda (nenhum aluno aprende mais se o professor utilizar um giz biônico e der uma aula de baixa qualidade), só serve para deixar claro o caráter comercial daquele negócio. No fim das contas, essas universidades acabam por parecer shopping centers.
_____Por mais que isso seja de conhecimento público, eu achava que essas universidades tentavam disfarçar. Uma viagem de metrô, entretanto, acabou desfazendo a minha ilusão. Quando eu estava saindo do vagão, cruzei com o seguinte cartaz:



_____Quase perdi a estação querendo descobrir se aquilo era verdade ou, simplesmente, uma piada muito engraçada. Parecia boato do Mr Manson. Cheguei em casa e fui conferir na internet. Queridos, eu juro para vocês, é sério. Você faz o vestibular e ganha um celular... HAHAHA! Será que os alunos que passam nas matérias ganham vales-compras? Quem se forma é presenteado com uma TV de Plasma?
_____Quando eu achei que iria parar de rir, olhei com mais atenção para a página da universidade.


_____Prestem atenção na parte inferior, à direita.




_____Desculpem-me. Eu até imagino que eles querem informar que a universidade tem uma filial na cidade de Salto. Mas, mesmo assim, um local que presenteia quem faz o vestibular com um celular não pode colocar na parte de baixo da página de abertura “Conheça a Faculdade Sant’Anna de Salto”.
_____Eu não cliquei para conferir se falava mesmo da cidade. Fiquei com medo de ficar menos inteligente ao acessar a home page deles por muito tempo. Mesmo assim, leitoras, por via das dúvidas, se alguma de vocês for conhecer a Faculdade Sant’Anna, use salto e se maquile direitinho.

#####


P.S.: Para quem quiser dar mais risadas, no fim do ano passado eu escrevi outro texto falando de propagandas de faculdades particulares: “Como anunciar”.

8 comentários:

  1. Hahaha, que texto bom, que propaganda idiota e que observação da propaganda, ótima!

    ResponderExcluir
  2. Vc não sabe o que é essa realidade aqui no Rio de Janeiro, Ulisses. Tem universidades dentro de shopping, tem universidade dona de shopping, tem universidade com unidade dentro de uma estação do metrô (estação Carioca)... O horror, o horror!

    Tempos atrás me espantei com uma propaganda de uma delas — por sinal originária de SP e com alguma tradição — e escrevi sobre o assunto:

    http://agora.opsblog.org/2009/05/propagandas-pela-metade-equivocos-inteiros-e-a-tecnica-de-quem-somos-refens/

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ia comentar justamente o que o Ricardo comentou, não sei muito como funciona em SP, mas aqui no Rio, tá surreal. Tem no metro, na lanchonete e etc. Vc pode pagar via losango, unibanco. Alias, tem uma, aqueeeeela que se tornou ainda mais popular com o evento de um analfabeto ter passado (juro que não fiquei surpresa), virou privada de vez assim. Na cara de pau mesmo. No home deles ce já dá de cara com o Luciano Huck. Não me surpreenderia que vc ganhasse algo da Ricardo Eletro se passar. Sério mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu fui nessa faculdade em um evento de animes que teve e realmente lá dentro parece um Shopping Center, tem até escada rolante pros mais sedentários

    ResponderExcluir
  5. Por causa de coisas assim é que eu digo que Universidades de verdade mesmo (com U maiúsculo) são as públicas.

    Apesar de passar por vários problemas, elas ainda são o que há de melhor no ensino superior brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. Pesquisa confirma: Universidade privadas são inferiores às universidades públicas....

    para a qualidade do ensino. O que vocês acham de uma universidade que dá um celular para quem presta seu vestibular?...

    ResponderExcluir
  7. [...] um amigo – Casa da Gabi Síndrome da alienação parental pode virar crime – Blog da Ti Universidade sincera – Incautos de [...]

    ResponderExcluir