24 de agosto de 2009

Como escrever um romance de sucesso

_____Estou lendo O Amante de Lady Chatterley, de D. H. Lawrence. O começo do romance, tal qual o título, é bem chamativo. Logo na primeira página, o leitor é jogado no interessante turbilhão que assola a personagem principal:




_____“[Constance] Casara-se com Clifford Chatterley em 1917, durante uma licença por ele passada em Londres. A lua-de-mel durou um mês. Terminada que foi, partiu o moço para o front, em Flandres, donde regressaria seis meses depois, aos pedaços. Constance tinha então 23 anos e ele 29.
_____“A tenacidade da vida em Clifford revelou-se maravilhosa. Não morreu. A cirurgia soldou seus pedaços numa operação de dois anos. Dada alta, pôde retornar à vida, com metade do corpo, da cintura para baixo, paralisada para sempre.”


_____Ando perto da metade e o livro, até agora, não engrenou como eu havia imaginado no começo. Mesmo assim, acho bom eu não reclamar. Na última página que eu li, o narrador onisciente diz que é “Por isso é que essa bisbilhotice é vergonhosa, e a maioria dos romances, sobretudo os de sucesso, são uma vergonha: o público gosta somente do que lhe lisonjeia os vícios.”.
_____Talvez Constance Chatterley esteja comportada demais até o momento para o gosto dos meus vícios.

4 comentários:

  1. Obrigada pela dica... vc acabou de me dar a certeza de que este é um românce que eu nunca vou ler!
    Aliás, ainda bem que eu, os românticos e grande parte (provavelmente) dos escritores de romance não tem a mesma opinião que o citado.

    ResponderExcluir
  2. "Como escrever um romance de sucesso" é um bom título para livros de auto-ajuda.

    Faz tempo que quero escrever um livro satírico com um título como esse. Ou então algo como "Faturando com o Código Da Vinci".

    ResponderExcluir
  3. A arte de escrever é como uma bomba...Buum! Explode, mas para isso acontecer o escritor tem que "lamber a ferida do mundo". Muitos não tem a coragem. E é por isso que nunca decolam para as ideias que podem levá-los ao mundo louco da escrita...

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ler livros de romance e estou conseguindo começar, só não sei se vai sair muito bom, mas acima de tudo temos que botarmos na mente que conseguimos fazer, com Deus tudo é possivél. Eu vou conseguir pulblicar o meu primeiro livro de romance!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir