1 de dezembro de 2009

Época certa para decisões importantes


___Vivo a ouvir as pessoas dizendo que é errado colocar os jovens tão cedo na faculdade. “Como é que tão novinhos eles já têm de escolher uma profissão para a vida toda! É uma crueldade com eles. Essa escolha só deveria ser feita por adultos, pessoas que já conhecem bem a vida.”.



___Entendo os argumentos. É fácil errar na escolha da profissão; realmente é uma escolha muito difícil; a pressão é gigantesca. Mesmo assim, esses arautos do sofrimento se esquecem de um ponto muito importante: é bem melhor que os jovens tenham a chance de escolher uma profissão, a atividade que pode pautar toda a vida deles, enquanto ainda são novinhos e cheios de sonhos, vontades e esperanças.



___Horrível seria se a decisão fosse tomada por adultos amargurados e tristes, por pessoas que perderam esperanças e sonhos. Se essa importante escolha pudesse ser deixada para mais tarde, talvez o número de infelizes no mundo fosse ainda maior.


###


P.S.: As imagens que dão poesia e enriquecem esta postagem são do incomparável Laerte. Vida longa a esse gênio que largou cursos universitários que não funcionavam para ele e seguiu, vitoriosamente, a carreira de cartunista.

4 comentários:

  1. Concordo que os jovens devem fazer faculdade e ter uma profissão (qualquer) bem cedo.

    Porém, a motivação é outra: essa é a forma do jovem alcançar a tão sonhada independência, além de forjar sua transformação em verdadeiro adulto, vivendo os desafios, angústias e sucessos reais de uma profissão.

    Mas não concordo que tal profissão deva ser para a vida toda: após estabilizar-se numa profissão, o jovem-adulto terá condições, tempo e maturidade para buscar a sua "profissão dos sonhos", fazer outra faculdade, abrir seu próprio negócio, etc.

    Ou seja, sorte de quem escolher a primeira profissão correta, mas acredito que a segunda escolha é possível e, com as experiências da primeira, não seria feita por adultos supostamente "amargurados e tristes".

    ResponderExcluir
  2. Outro ponto importante: erro é parte do processo de aprendizado. É melhor errar muito cedo do que tarde demais pra corrigir. Se o aluno acerta de primeira, tanto melhor. Se não, ainda há tempo de tentar de novo, e experiência sempre pode ser aproveitada.

    ResponderExcluir