11 de maio de 2010

Como Camões perdeu o olho

___Não importa a época, pessoas famosas chamam atenção e, por conta disso, acabam virando protagonistas de incontáveis histórias. Existe o físico que descobriu uma importante Lei quando uma maçã caiu em sua cabeça; o monarca que, depois de levar a Bíblia à orelha, jogou o livro longe, pois não ouviu a palavra de nenhum deus; o golfista que é ninfomaníaco. Algumas dessas fofocas são verdadeiras, outras, fazem parte de lendas que surgem e que vão se alastrando com o passar do tempo.
___O poeta lusitano Luís Vaz de Camões não escapa dessa sina. Uma de suas lendas mais famosas é a de que, ao voltar do Oriente, trazendo sua querida Dinamene, sofreu um naufrágio. Camões, que sabia nadar, teve de tomar uma difícil decisão: salvar sua amada ou Os Lusíadas – a obra que ele tinha lutado tanto para escrever. Salvou o livro.
___O fato de o escritor ter perdido um olho, também corre à boca pequena. A versão mais aceita é de que, na década de 1540, em uma batalha contra os mouros, no norte da África, Camões acabou ferido. Quem prefere dizer que o poeta era de outros heroísmos, diz que ele perdeu o olho espiando damas se trocarem pelo buraco da fechadura.
___Pessoalmente, prefiro a versão desenhada a oito mãos por mim, pelo Laerte, por Luís de Resende e Fernão Gomes.



__________
Nota I: Deixando a piada de lado, Laerte fez a tirinha que está na parte central e eu resolvi subvertê-la, transformando-a na brincadeira que vocês viram. O original pode ser visto aqui.
Nota II: A imagem final da “minha tirinha” é uma cópia feita por Luís José Pereira de Resende, no século XIX. O retrato original foi feito por Fernão Gomes, na década de 1570, com Camões ainda vivo.


Nota III (20/V/2010): Como alguns leitores (e o próprio Laerte) me deram um puxão de orelha, sou obrigado a dizer: sim, eu já sabia que o olho furado na tirinha não é o mesmo que Camões perdeu. Mesmo assim, eu achei que valia o chiste. Já diria o ditado, perco o amigo mas não perco a... hum... não é isso. Ah, sim! Já diria o ditado, erro o olho, mas não perco a piada. ;-)

11 comentários:

  1. Legal, o post me fez lembrar de um amigo que sempre pergunta quando conhece alguém que morou ou que seja oriunda frança, pergunta o por que da famosa "posição em que Napoleão perdeu a guerra", sem até hoje obter uma resposta, kkkkk!

    ResponderExcluir
  2. Bela montagem, mas há um erro imperdoável.

    Segundo a última imagem, vocês furaram o olho errado do Camões.

    ResponderExcluir
  3. luis de camoes e um vulllllllllllllllllllto PORTUGUES MAS UM BOCADO IRRITANTE

    ResponderExcluir
  4. [...] Para quem gostou da brincadeira, em meados de 2010, fiz outra paródia com uma tirinha do Laerte. P.P.S.: Quem quiser ver, no original, a série toda de São Latércio, o Santo Recalcitrante, é [...]

    ResponderExcluir
  5. A inteligência irrita muito os ignorantes....

    ResponderExcluir
  6. FICOU MUITO LEGAL MAIS REALMENTE FURARAM O OLHO ERRADO

    ResponderExcluir
  7. Tudo mentira.
    Eis aqui a versão verdadeira da perda do "olho" de Camões.
    Decorria o ano de mil quinhentos e troca o passo, Luis estava com sua avó na cozinha, quando o telefone tocou no fundo do corredor.
    Diz a avó pró Luis:
    - Luis bota o olho à panela que vou atender o telefone.
    Sem meias medidas e com a ajuda de um garfo, Luis arrancou o olho e deitou-o à panela.

    Carlo Roryz Thyrso

    ResponderExcluir
  8. Camões perdeu mesmo um olho numa batalha para proteger a bandeira portuguesa . Era mulherengo e era uma mente muito avançada para a época. Foi e é considerado um dos maiores poetas do mundo antigo e actual o que o leva a ser um poeta de todos os tempos e imortal. Muito do que escreveu foi-lhe roubado, outro tanto perdido e muito do que escreveu tinha a particularidade de conseguir esconder a luz na sombra , algo que o poeta Fernando Pessoa deve ter descoberto mais tarde.

    ResponderExcluir