10 de junho de 2010

Literatura e Quadrinhos

___Não é novidade nenhuma desenhistas resolverem ilustrar alguma obra literária. Tenho até hoje grande carinho pelas imagens de Gustave Doré, que acompanharam a minha leitura da Divina Comédia.


___Mais recentemente, tornou-se comum cartunistas produzirem quadrinhos adaptando algumas obras mais famosas. O trabalho de Robert Crumb com o “Gênesis”, por exemplo, é lendário.
___Mesmo assim, tristemente, na maior parte das vezes, as ilustrações costumam ser apenas apêndices que provavelmente não fariam falta alguma às obras. As adaptações em quadrinhos, então, dão mais dó ainda. Costumam ser resumos bastante fracos do trabalho original; quase ofendem os textos que os inspiraram.
___É por isso que fico feliz quando consigo encontrar algum bom trabalho com imagens fazendo ligações (propositais ou não) com Literatura. É o caso de uma das minhas postagens de abril, “Esperando Godot”, em que eu simplesmente escrevi o título e postei a interessante tirinha do Rafael Sica. Claro que só quem leu ou viu a peça de Beckett entendeu a brincadeira.
___Como o jogo me agrada, aproveito para repeti-lo. Só que dessa vez, com o conto “A Cartomante”, de Machado de Assis, e uma tirinha do Laerte. Portanto, já digo, se não leu o conto, leia agora – a brincadeira só vai ter graça assim.


###


“A Cartomante”, de Machado de Assis


2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=ImkM2Kr-RR8
    http://cartoonshow.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=859&Itemid=79

    Sim, sim. Continue com os jogos. <3

    ResponderExcluir
  2. [...] Para quem precisa mais do que um simples título, segue a explicação, aqui, e o conto do João do Rio, aqui. P.P.S.: Para fãs do cronista, diga-se de passagem, recomendo [...]

    ResponderExcluir