26 de julho de 2011

Você está feliz?

___Felicidade é uma bruta coisa complicada de se definir, entender, medir. Por vezes, acorda-se cedo, praguejando contra um despertador barulhento, mas se está feliz. Eu mesmo passei por isso em muitas manhãs; manhãs em que só fui me perceber feliz à noite.
___No meu novo cotidiano, eu ganhei um momento em que paro para fazer algo muito chato, mas que tem me servido como termómetro: lavar louça.
___Não sinto o menor prazer em limpar copos, colocar a mão na água fria, tentar tirar resto de comida queimada e ectoplasma do fundo da panela. Só que essa é uma atividade que demanda certo tempo, exige que eu pare e fique ali, entretido naquilo por uns bons minutos. Por mais que eu coloque uma música para escutar enquanto dou asseio à louça, fico a refletir o tempo todo, sem poder tirar os pensamentos de mim mesmo e do que me rodeia. E tem sido maravilhoso perceber como estou feliz.
___Felicidade pode ser difícil de definir e entender. Porém, se você está contente enquanto lava louça, se se sente alegre enxugando uma panela, se sorri limpando o ralinho da pia, provavelmente é porque você está feliz.


#####


P.S.: Se alguém quer uma indicação sobre o tema “ser feliz”, indico o livro A felicidade, desesperadamente, do filósofo André Comte-Sponville.
P.P.S.: Adorei usar a construção “se se sente” no último parágrafo. Vou fazer isso novamente qualquer hora dessas.

4 comentários:

  1. Ulisses, então o que tenho a escrever é: "Sejam felizes para sempre, você, sua esposa e as louças que lavam, e conquistem muitas coisas para serem felizes por todo o tempo."

    Bom saber que existem pessoas felizes. Eu também sou feliz, e hei de conquistar muitas outras coisas que me deixem feliz para eu poder ser feliz para sempre também.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Fabio. Aproveito e desejo muita louça para você. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Muuito esclarecedor..eu as vezes também me sinto feliz lavando a louça, mas tb não é nada eterno...haha

    ResponderExcluir
  4. Ulisses, obrigado pela recomendação. Já achei o livro e estou acabando de ler; muito interessante!

    []s e continue lavando a louça!

    ResponderExcluir