28 de novembro de 2011

Slow...

___Dia desses, pouco antes da publicação do texto “A Guerra do Arquiduque e a Maconha”, eu estava conversando virtualmente com o meu amigo Caio. Inteligente e dono de um gosto literário apuradíssimo, Caio é leitor do Incautos do Ontem – e estava curioso para saber se eu iria publicar mais algo sobre a USP.




M. Ulisses Adirt: Vc acha, por acaso, q parte da tarde do meu domingo não está sendo dedicada para revisar um artigo do Incautos compartilhando links e ideias?
Caio Romero: Eba! :D
M. Ulisses Adirt: Só q, vc me conhece... ainda acho q tem de melhorar mto... Estou lapidando as palavras.
Caio Romero: ‎=D mas poste o mais rápido possível.



___Quanto o Caio pediu pressa, lembrei do Ítalo Calvino, no lindo Se um viajante numa noite de inverno, classificando escritores. Respondi que eu sou um escritor lento, que tem dificuldade e sofre para escrever cada linha. Ao que o Caio me responde:




Caio Romero: slow writer. tem um movimento chamado slow science, já ouviu falar? acho bem interessante.
M. Ulisses Adirt: Não o conheço. Mas, tenho de dizer q são extremamente porcos esses “intelectuais” q, para manter um bom número de publicações, reeditam infinitamente a mesma pesquisa. Dá nojo. Por isso eu gosto tanto do Hilário, q, como intelectual, é um exemplo.
Caio Romero: eu vi seu post sobre o Hilário. gostei! acho que você pegou o espírito do Slow Science; é isso: ter tempo para fazer ciência, de fato.
M. Ulisses Adirt: ‎:-) Eu sou, então, a favor do “slow teaching”, com professores tendo muito tempo livre para ler, ir ao teatro, museus, cinema e afins (para que consigam o máximo de cultura possível), para preparar cada uma das aulas, para atender os alunos. Mais ou menos o que eu faço, mas sem precisar fazer os meus sacrifícios salariais.
Caio Romero: sou a favor do slow tudo, na verdade...
M. Ulisses Adirt: Puxa... eu adoro fast food... ;-)
Caio Romero: hahaha



###


___A piadinha final, serve só para diversão mesmo. O restante da conversa, entretanto, conta com pontos muito importantes sobre o que eu penso sobre Ciência, sala de aula e afins. Achei que valia a pena publicar.
___Além disso, publicando o diálogo, posso divulgar um pouco mais o movimento da Slow Science, que eu achei bem interessante. Ficam os links do seu site oficial e de traduções do Slow Science Manifesto.

3 comentários:

  1. Hehe, você encaixou as coisas de um jeito ótimo! E me agradou também o Slow Science. Vamos ver...

    Pra ver devagar: um Lika a Rodas histórico: http://www.tumblr.com/photo/1280/13304559385/1/tumblr_lv88s1dSjI1r69f7i

    ResponderExcluir
  2. Olá, Professor.

    Gostei muito desta postagem e acessei os links que você recomendou. Divulgarei sempre que possível os ideais da slow science e da slow teaching. Também gosto dos fast foods mas não os divulgarei, eles já gastam muito dinheiro com propaganda.

    Até mais.
    Prof. Sxiko.

    ResponderExcluir
  3. esse movimento "slow" é mais do que bem vindo. vivemos em tempos frenéticos. a gente aproveita pouco de cada coisa, mesmo que boa, e há uma infinita repetiçao de tudo, que torna o mundo quase que inviável. vamos devagar gente...

    ResponderExcluir