13 de dezembro de 2012

Viajando

___Acho bacana que professores, às vezes, saiam de perguntas diretas sem muita reflexão fora do conteúdo em si e tentem aproximar suas matérias do cotidiano. O problema é que se essa aproximação não for bem feita, o exercício pode ficar meio ridículo.


###


___A questão abaixo caiu em uma prova de vestibular deste final de ano.




___A carta e a foto, a seguir, foram enviadas por Cibele a seu primo Fernando que, como ela, também gosta muito de viajar.


Ruínas da cidade maia de Chichén Itzá
Carta da questão 40


___Fernando, lendo as dicas de sua prima, descobriu corretamente que esse país é
a) o Canadá.
b) o México.
c) a Bolívia.
d) o Egito.
e) o Peru.



___Como eu disse, tentar aproximar a matéria do cotidiano é louvável, mas é bom tomar cuidado para não beirar o ridículo. Ao ler essa questão, fiquei pensando como seria surreal cartas escritas assim.


###


Oi, Fernando.


___Fiquei contente de ver que você adivinhou facilmente que eu estou no México. Vou ficar mais contente ainda se, na próxima carta, você disser que vai me ajudar a custear esta viagem. Por favor, só as duas últimas parcelas do meu pacote da CVC. Você vai ver, o valor nem é tão alto assim: o pacote ficou em R$ 4.944,24 e eu combinei de pagar em 8 vezes. Já sabe o quanto você vai pagar?


___Deixando esses assuntos chatos de lado, estou achando a culinária mexicana fantástica. Mesmo já tendo ido parar no hospital por duas vezes, estou comendo de tudo. O prato que eu mais gostei, até agora, é um que eu já conhecia: os burritos. Aqui, eles são muito mais saborosos. Meus preferidos são aqueles que abusam de um condimento que tem 18 moléculas de Carbono, 27 de Hidrogênio, 1 de Nitrogênio e 3 de Oxigênio. Reconheceu esse tempero?


___Para que eu não me alongue muito mais, termino com uma última perguntinha para você: minha última parada aqui no México será em Canutillo, no estado de Durango. Sabe quem passou os últimos anos de sua vida aqui? Se você precisar de ajuda para responder, talvez o pessoal da cidade de Columbus, nos Estados Unidos, possa ajudar você.


Saudades,


Cibele.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário