5 de janeiro de 2014

O inimigo do meu inimigo...

___A recente polêmica entre Paulo Ghiraldelli e Rachel Sheherazade* acabou suscitando um efeito que merece comentários mais aprofundados. Rachel Sheherazade é dona de todo tipo de opiniões asquerosas, racistas, homofóbicas e afins e, por conta disso, alguns membros de grupos por ela atacados, expressaram que, agora, Sheherazade não deve ser defendida por eles. Considero a atitude um erro, mas vou explicar usando outro exemplo. 

###

___Lúcio Duarte Batista, vulgo Lúcio Big, é um vlogueiro que tem um canal para fazer comentários sobre política no You Tube. Recentemente, Big fez um vídeo muito didático ensinando como identificar empresas que financiaram campanhas e, após as eleições, acabavam sendo contratadas pelos políticos. Segue o vídeo


___Para efeitos didáticos, Lúcio usou como exemplo o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO). Como pode ser percebido facilmente assistindo ao vídeo, Lúcio não fez nenhuma acusação, não xingou ou atacou o deputado. Mesmo assim, Caiado resolveu processá-lo.

###

___Depois que Lúcio Big anunciou publicamente que estava sendo processado e pessoas pela internet começaram a atacar o deputado, Caiado fez questão de fazer um papelão maior ainda. 
___Em seu site pessoal, o deputado publicou uma “Nota de esclarecimento” ameaçadora que, entre outras bobagens, diz que o vídeo é “mentiroso e calunioso”. Que mentiras foram essas que Ronaldo Caiado conseguiu enxergar na simples divulgação de dados públicos?
___Respondendo a um questionamento sobre o processo, o deputado corrige o grande Pirula – “O que tem é um pedido de ESCLARECIMENTO.” – e grossamente completa – “Procure saber antes de afirmar”. 

Caiado - Censura

___A falta de capacidade para interpretação de Caiado frente ao vídeo de Big já deveria ter me preparado para isso, mas como ele não parece ter entendido, vou dar uma ajudinha: “pedido de ESCLARECIMENTO” solicitado por via judicial é um processo. Portanto, caro deputado, “Procure saber antes de afirmar” alguma bobagem por aí, OK?
___Vale acrescentar ainda para o deputado candidato a censurador que, como bem completou o Otário Anonymous, “‘crime contra honra d figura pública’ serve apenas de instrumento político d intimidação e cerceia a liberdade de expressão.”. 

###

___Qual a ligação de toda essa história com a introdução do texto? Simples: eu não gosto da maior parte das opiniões do Big. Mesmo tendo achado o vídeo que deu todo esse rolo muito bom,** acho grande parte do que o Lúcio fala uma porcaria. Considero suas opiniões tortas, sua visão política pobre e seus comentários históricos mal embasados. 
___Respeito e admiro o trabalho que o Lúcio tem feito com a Operação Política Supervisionada,*** mas, normalmente, discordo da maior parte das suas opiniões. Em um debate, eu e o Big estaríamos em lados opostos. No entanto, isso não significa que quando um político quer, injustamente, intimidá-lo por via judicial, que eu vou ficar feliz. Mesmo jogando em um time diferente do meu, o Lúcio deve ser defendido. 
___Não gosto da maior parte do que o Dâniel Fraga fala, mas achei importante defendê-lo quando ele foi ameaçado pelo covarde Juiz Luiz Guilherme Cursino de Moura Santos. Não suporto a Sheherazade e mesmo assim farei de tudo para impedir que ela seja estuprada. Toda essa história me deixou com um asco tremendo do Ronaldo Caiado, no entanto, se ele sofrer alguma injustiça, também acho importante defendê-lo. 
___Não gostar de alguém, ser contra alguém não é motivo para permitir essa pessoa sofra uma injustiça. Mesmo se for o Maluf... Pensando bem, acho que eu abro uma exceção. ;-)

#####

P.S.: Fica um pequeno bônus: “O fantasma dos natais futuros”, do Pirula.


__________
* Caso você não esteja sabendo do caso, clique aqui, aqui e aqui
** Gostei inclusive do chroma key.
*** Qualquer ligação com o OPS de que eu fiz parte é mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário