28 de fevereiro de 2019

O rosnado da divindade

___O herói Agamemnon comandava o cerco grego à Tróia. No nono ano da guerra, Crises, sacerdote de Apolo, foi até ele, de maneira extremamente respeitosa, oferecendo o pagamento de um resgate por sua filha. Cego pela própria arrogância, sentindo-se poderoso por comandar o exército grego, Agamemnon disse: 
___– Velho, dê o fora daqui! Estou pouco me fodendo que você está carregando esse cetro com os símbolos de Apolo. Escravizei a sua filha e vou levá-la para minha terra, onde ela ficará até o fim da vida. Vou estuprá-la e usar dos seus serviços ao meu bel prazer. Suma daqui antes que eu mate você.*
___É fácil ver que a abordagem do comandante grego não foi nada delicada. Existem tantos pontos errados na atitude de Agamemnon que fica até difícil de pontuar. Entretanto, para os gregos da Antiguidade, o exagero esteve no desrespeito ao deus Apolo. Não foi à toa que Apolo mandou uma praga para assolar os exércitos gregos. 

###

___Henrique Stein Sciascio, o vice-prefeito de Sumaré, interior de São Paulo, resolveu tirar os radares móveis da cidade. Para começar o “serviço”, Henrique, com uma delicadeza que daria inveja em Agamemnon, resolveu postar em suas redes sociais um vídeo em que aparece chutando um radar da cidade. 


___Por conta de algumas críticas que recebeu, Henrique e o prefeito de Sumaré gravaram um vídeo dizendo que o bronco se excedeu. Mas, advogam, os radares fazem uma fiscalização “injusta e imoral”. Até mesmo um jornalista de Campinas, ao apresentar a notícia do vice-prefeito agindo como um babuíno, aproveita para criticar “a indústria da multa”. 
___O que toda essa gente parece não perceber é que injusto e imoral são motoristas dirigirem acima da velocidade de uma via e colocar a vida de mais pessoas em risco. Castigar um motorista infrator aplicando uma multa, não é errado. Criminoso é lutar contra isso.** 
___A arrogância de Agamemnon custou a vida de diversos soldados gregos. A arrogância do vice-prefeito de Sumaré (e de idiotas que pensam como ele) custa a vida de muita gente, todo dia. 

__________
* Homero, Ilíada. Canto I, versos 26-32. Tradução completamente livre. 
** Inclusive, também são criminosas as pessoas escrotas que usam aplicativos para avisar quando existe um radar para, só então, diminuir a velocidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário