20 de julho de 2020

Representações de Xerxes

___Vídeo-aula analisando as representações de Xerxes na HQ Os 300 de Esparta e no filme 300


#####

Bibliografia, fontes e materiais utilizados:  
- Efeito sonoro de terremoto obtido em https://youtu.be/gYV_X4TvnyM. Fornecido por www.youtube.com/semstressbr.  
- Imagem de taça grega, do século V A.E.C., com imagens de uma fundição de minério, provavelmente com alguns escravos sendo representados. Retirado de BINSFELD, Andrea. “Imagens da escravidão na Antiguidade como meios de auto-representação”. In: Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 25, nº 41: p.27-42, jan/jun 2009.
- Imagens da tumba de Dario I em https://en.wikipedia.org/wiki/Tomb_of_Darius_the_Great
- Imagens de capa. Ilustração de Xerxes: New Hollstein (Dutch & Flemish). c. 1585. https://www.britishmuseum.org/collection/object/P_1968-1018-1-156. Busto de Xerxes: Warren, 2004 / Sir Hans Sloane as a collector of small sculpture. c. séculos XVII-XVIII. https://www.britishmuseum.org/collection/object/H_SLPictures-191
- Imagens de Xerxes esculpidas na Antiguidade, todas retiradas de STONEMAN, Richard. Xerxes: a Persian Life. EUA: Yale University Press, 2015.
- GANDHI, Aakash. “A Tale of Vengeance”. Trilha sonora. Link: https://www.youtube.com/audiolibrary/music?nv=1. Aakash Gandhi: https://www.youtube.com/user/88keystoeuphoria
- LEVENE, David S.. “Xerxes Goes to Hollywood”. In: BRIDGES, Emma; HALL, Edith; RHODES, P. J. (editores). Cultural Responses to the Persian Wars. Nova Iorque: Oxford, 2007.
- MATÉ, Rudolph. Os 300 de Esparta. Filme. EUA: Twentieth Century Fox, 1962. 
- MILLER, Frank. Os 300 de Esparta. HQ. São Paulo: Devir, 2006. Publicado originalmente em 1998. 
- SCHULTZE, Clemence. “‘People Like Us’ in the Face of History. Cormon’s Les Vainqueurs de Salamine”. In: BRIDGES, Emma; HALL, Edith; RHODES, P. J. (editores). Cultural Responses to the Persian Wars. Nova Iorque: Oxford, 2007.
- SNYDER, Zack. 300. Filme. EUA: Warner Bros. Pictures, 2007. 
- STONEMAN, Richard. Xerxes: a Persian Life. EUA: Yale University Press, 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário