23 outubro, 2006

Manifesto pelos textos bem escritos

_____Sempre gostei muito de indicar textos de autores que aprecio. Quando o tamanho do texto é condizente, fico feliz de publicá-lo aqui no blog. Ultimamente, porém, graças às eleições, todo mundo que tem internet resolveu indicar textos que defendem a sua opinião, sem muitos critérios se o maldito do escritor citado sabe ou não traçar algumas linhas. Sendo assim, como homenagem aos bons escritores e sem pensar em qualquer opinião política que eu possa ter, posto abaixo um texto que, no mínimo, está bem escrito. Aproveite.

Os caminhos do mal
_____Não sei se foi Santo Agostinho ou São Tomás de Aquino que disse ser o Bem uma via única e o Mal uma encruzilhada de caminhos. Pensei nisso ao saber que o dinheiro que comprou o tal dossiê passou por muitos intermediários e chegou a um bicheiro. Honestamente, não entendo como o profissional do bicho tem interesse em influir na sucessão de São Paulo, mas tudo é possível quando se trata do Mal.
_____A mesma coisa aconteceu com o líder do PT que incluiu a Opus Dei na sucessão presidencial. Seria falta de respeito colocar a Opus Dei como uma contravenção do catolicismo, tal como o jogo do bicho é uma contravenção policial. No caso do dossiê, a suspeita do dinheiro do bicho tumultua a apuração do caso, livrando a cara do PT, que afinal seria o beneficiário do documento que, aliás, ninguém leu, ninguém viu nem se sabe se existe mesmo.
_____Quanto à Opus Dei, é uma tentativa de satanizar a candidatura de Alckmin, que disse uma grande verdade: "O futuro governo de Lula acaba antes de começar".
_____Não se precisa de nenhum bicheiro e muito menos da Opus Dei para chegar a essa conclusão. Trata-se de um governante exausto, que já falou tudo o que podia e não podia, já tentou diversos modelos para seu governo e patinou no óbvio do populismo disfarçado em justiça social. Falta agora trazer ao debate eleitoral, neste final de campanha, a Ku Klux Klan e o PCC como interessados nos próximos lances da política nacional. Não esquecendo a torcida da Fiel, que bem poderia fazer uma vaquinha para pagar o dossiê que ninguém levou a sério.
_____Tendo como adversários históricos as elites brasileiras, o PT arranjou agora mais dois inimigos operacionais: o bicho e a Opus Dei. Nada de admirar que ainda inclua a Ku Klux Klan, o Al Qaeda e a torcida da Fiel.

(Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 22/X/06. p. A2)

*****
_____Se você achou que minha indicação valeu a pena, leia outro autor contemporâneo que indiquei já faz um tempo na postagem “A repetição da história”. Se não gostou do texto que escolhi, leia do mesmo jeito, quem sabe você não gosta do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter