14 de janeiro de 2008

Auto-ajuda para conseguir emprego

_____Hoje de manhã fui para uma entrevista de emprego. Ao chegar lá, acabei me deparando com mais de trinta professores de História que lá estavam com o mesmo objetivo que eu. Todos os que chegavam eram enviados uma sala recheada de mesas e cadeiras e ficavam por lá olhando um para o outro como se fossem inimigos. Fiquei mais de uma hora aguardando, o que, para falar a verdade, não foi nenhum suplício (fiquei lendo os dois livros que eu carregava na mala quase o tempo todo).

_____Ao terminar um capítulo do livro O Caminho de Santiago. A Peregrinação Ocidental na Idade Média, abaixei-me para pegar minha edição do Diário de Anne Frank. Percebi, então, que uma das candidatas que estava sentada na mesma mesa que eu estava lendo O Segredo, de Rhonda Byrne. Consegui até tirar uma foto.

Professores e suas leituras

_____Quando eu ia rir sozinho da leitura da moça, olhei para o lado e vi que existiam coisas bem mais bizarras. Na mesa ao lado, um cara lia um livro sobre como fazer amigos, enquanto a infeliz ao lado lia Lidere como Jesus, de Ken Blanchard. Será que é um manual ensinando como se faz para tentar convencer algumas pessoas e acabar sendo crucificado no fim da história?

_____Creio que um daqueles livrinhos bonitinhos da “Coleção Tudo é História”, da Brasiliense, fariam mais bonito. Até uma revista semanal valeria mais a pena. Porém, os caras tinham de estar lendo auto-ajuda? Em uma sala de entrevista de emprego?

_____Eu estava ainda um tanto boquiaberto com a bobeira alheia quando o campeão do dia entrou. Um cara passou na minha frente segurando um livro intitulado Como Trabalhar para um Idiota – Aprenda a Evitar Conflitos com seu Chefe, de John Hoover*. Será que o autor não fala na introdução que o primeiro passo é nunca levar um livro com um título assim para um local de trabalho? Será possível que alguém vá para uma entrevista de emprego com um livro desses na mão? O cara não se toca?

_____Pouco depois do meu assombro, chamaram todos os candidatos de uma vez para atividades de avaliação. Sinceramente, eu não deveria ter ficado espantado ao ver as leituras dos outros professores como prévia, pois as atividades que as pessoas do RH fizeram para avaliar quem deveria ser contratado se encaixavam bastante bem com livros de auto-ajuda em geral.

_____Estou começando a achar que sei o motivo para não ser muito querido entre os outros professores.



__________

* Talvez o teste seja o livro: se você consegue terminar uma porcaria dessas, você é capaz de agüentar qualquer chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário