04 setembro, 2008

Minhas camisetas do Che

http://farm4.static.flickr.com/3265/2828235925_3e3e95563e.jpg

_____Classicamente, os historiadores têm fama de serem comunistas. Não apenas comunistas, devotos de São Marx. Como Fiéis de Marx, alguns preceitos religiosos devem ser seguidos: ser hiper-esquerdista, revolucionário, ficar sem cortar a barba e o cabelo, não tomar muitos banhos e, para finalizar, usar camiseta com o Che Guevara estampado.
_____Claro que isso é um estereótipo. Só que é um estereótipo aceito por muita gente, inclusive por historiadores. Tive inúmeros colegas na faculdade de História que compraram a idéia do esquerdista clássico e eram exatamente assim: militantes ferrenhos, fedorentos, cabeludos, demonizadores da Coca-Cola e usuários de camisetas do Che.
_____Eu sou de esquerda, mas nunca procurei seguir nada desse bobo lugar-comum. Não que eu procure fugir do estereótipo, só não gosto de andar sujo, militar aos quatro ventos e rezar cinco vezes ao dia, voltado para Moscou,  segurando o Capital.
_____A questão é que meus parentes e amigos sabem que sou historiador e pensam que eu tenho algo de “comunista clássico”. Resultado: quando alguém resolve me presentear, logo escolhe uma camiseta do Che Guevara. Quem vê o presente logo fala “Olha só! Combina mesmo com um historiador.” e, no ano seguinte, acaba me dando outra. Tenho umas cinco no armário e, acreditem, todas eu ganhei de presente.
_____Não me entendam mal, eu gosto do Che (e também gosto de ganhar presentes). Acho que ele foi uma boa pessoa, tentou fazer bem para mundo. Entretanto, gostar do médico argentino não me faz um adorador. Não preciso ficar andando por aí com a cara dele no peito. Só que camiseta é camiseta. Desde que a estampa não tenha nenhum dizer que eu condene completamente (“Deus é Fiel”, “Morte aos gays”,  “100% Branco”, “Miss Cangaíba”, “Vote Maluf”), eu uso sem problemas. Normalmente, pego a primeira camiseta da gaveta e visto quase sem prestar atenção em qual escolhi.
_____Feita toda essa introdução, pergunto: Sabem o que acontece quando eu saio com uma das minhas camisetas do Che Guevara? Invariavelmente aparece alguém e comenta algo como “Historiador é assim mesmo, sempre com camisa do Che.”.
_____Eu mereço.

12 comentários:

  1. Adorei o blog e já tô "linkando" lá no meu. Fiquei um tempo por aqui dando uma bisbilhotada no conteúdo e opções. Tudo show
    Vou voltar sempre.
    Beijo
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Ulisses, eu adoro teu blog! Sempre estou por aqui dando uma lida! Também sou historiadora e confesso que no primeiro ano de faculdade endoidei! Comprei trocentas camisetas do Che me achando "A esquerdista inflamada". Até que um belo dia de caça à mais uma camiseta... caí na real: Tinha pago quase 60 reais em uma camiseta cheia de carinhas do Che de uma marca famosa. Pensei: Putz, como assim? Socialista? Eu?
    hehehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Porra cara, esse negócio de ser de esquerda e usar camiseta do Che é triste mesmo, dá cada zica... Você acredita que tenho uma blusa de moleton meio bege, com uns detalhes no cotovelo, super 'playboizinha", que eu ganhei da MINMHA MÂE (isso é vergonha demais para uma só pessoa), com uma bela e pomposa estampa do Che? E o pior é que é aquele tipo de roupa que você ganha depois de velho da própria mãe, detesta e ainda tem de usar pra ir visitar a maldita!
    Assim como você eu não tenho nada contra o figura, pelo contrário inclusive, mas também não preciso ficar andando com ele no peito como um robozinho, muito menos em uma blusa com cara de M.Officer! Jesus!

    ResponderExcluir
  4. E o uniforme oficial da FFLCH - calça jeans e camiseta vermelha -, você também usa? Beijos!

    ResponderExcluir
  5. LILIA CRISTINA LIMA30 outubro, 2008 14:14

    eu quero adquirir uma camiseta com o rosto do Che, pode ser igual a esta. Onde eu acho? no Mercado livre tem, mas são feias.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma, mas é do Seu Madruga fantasiado de Che...

    Show de bola, a camisa e seu blog. Linkei tb...

    ResponderExcluir
  7. hahaha. comunista.

    ResponderExcluir
  8. Achei seu post preconceituoso.

    ResponderExcluir
  9. pô é triste ver aiguem
    qu mora em um país tão
    injusto como o Brasil
    e ainda descrimina quem
    luta por um país MELHOR...

    ResponderExcluir
  10. Hum... acho q vc não entendeu o texto, Rivaldo. Releia, vai lhe fazer bem.

    ResponderExcluir
  11. [...] Depois de muita pesquisa, expliquei nesse texto como o Yahoo! conseguiu fazer um eclipse. - “Minhas camisetas do Che”. Dicas para quem quer me dar um presente. - “Boa sorte para dançarinos”. Dançarino que [...]

    ResponderExcluir

Site Meter