_____Reunião pedagógica, conselho de final de ano:
_____– Abram os diários da nona série do Ensino Fundamental. O Abílio ficou com alguém? – Perguntou a coordenadora.
_____Não havia ficado. Aluno aplicado, interessado, xodó da maioria dos professores. Passou direto.
_____– Próximo, deixe-me ver: Geni. A Geni, número 2. Passou com alguém?
_____Aluna pouco interessada, passa a maior parte das aulas se maquilando com o celular espelhado. Havia ficado em quase todas as matérias.
_____– Nossa, gente! – Exclamou a coordenadora. – Mas, só é permitido ficar para recuperação final em quatro matérias. Assim ela vai reprovar direto.
_____Começa um longo momento em que metade dos professores fala, quase que um atropelando o outro, no quanto ela é desinteressada, que não merece mesmo passar, etc.. “Ela só fica se maquilando, nunca prestou atenção em nada do que eu falei.”. “Ela só tirou nota nessa última prova minha porque o Mauro deve ter passado cola. Ele fica toda hora olhando para ela.”. “Se a nota fosse pela quantidade de alunos com quem a Geni ficou, pode apostar que ela teria passado no primeiro bimestre.”. “Nunca fez nenhuma lição. Eu bem que avisei.”. “Eu soube que ela também beijou uma aluna, do segundo.”. “Sério?”. “Ai, gente. Ela tem problemas em casa. Os pais não dão atenção.”. “Ela tem problemas aqui! Você não soube que ela foi uma das meninas pegas com maconha no banheiro.”. “É uma inútil mesmo. Ainda bem que vai reprovar.”. “Além de tudo, ela não respeita ninguém. Narizinho empinado.”.
_____Depois de um tempo de dispersão, a coordenadora diz que precisa falar uma coisa importante. A ordem demora um pouco para ser restabelecida, alguns professores estão terminando de apedrejar a menina.
_____– Olha, gente, tenho que dizer uma coisa. O nono ano era a menor sala do colégio. No ano que vem, o dono da escola vai utilizar a sala deles para tentar abrir uma turma de pré vestibular. A escola vai ficar só com as turmas de Ensino Médio. Sendo assim, se reprovarmos a Geni, nós vamos perder um aluno. Vocês sabem que a escola não está bem das pernas; não podemos nos dar esse luxo.
_____Sem muita delonga, os professores começaram a rever suas notas e, ao final de alguns minutos, decidem que a Geni só ficaria de recuperação final de três matérias. E que o conselho, se necessário, aprovaria ela, caso a nota de recuperação fosse baixa.
_____Nojo.
3 de dezembro de 2008
Geni e o Zepelim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sei bem o quanto é nojento... trabalho numa universidade.
ResponderExcluirForte abraço, Ulisses.
Nossa cara, com certeza, nojo é a palavra certa. Que fita!
ResponderExcluirUlisses
ResponderExcluirA pergunta que me fica é:
Dá pra chamar isso de educação?
abs
Há muito tempo "escola" não é mais escola. É só um meio -fácil, eu diria - de se ganhar dinheiro. E digo isso porque já ouvi muitas pessoas dizerem: "ah, acho que vou abrir uma escola... tem renda o ano todo".
ResponderExcluirEu, como estudante de Letras, e quem sabe um dia, professora, só lamento...
Aloha Ulisses!
ResponderExcluir"The things we have to do for money..."
Cada um tem suas contas para pagar, e contas a acertar com seu travesseiro.
Se a conta fosse por manter ou não a escola, poderia imaginar uma situação de conflito, mas UMA aluna. Só uma!!
Se fossem muitos ou todos os alunos, eu entenderia o nojo e corrupção.
MAS É UMA ALUNA APENAS! E ruim!! Note bem GENI = RUIM!!!
Isso significa o fim chegando!
Dos tempos!!! :(
Aprovar um aluno esforçado, que eventualmente não atingiu a média, é tão profissionalmente errado quanto, mas permite alguma esperança.
Mas uma aluna como a Geni aí de cima, é o "fim do cúmulo"!!
Aloha!
pelo jeito vão jogar merda na geni no ano que vem também.
ResponderExcluirabç
Nojo mesmo!
ResponderExcluirTriste realidade!
A escolha do nome foi ótima.
ResponderExcluirJá leu "Nola de Sebo" do Maupassant? Juro que é daí que o vem a Geni.
Nojo? Só se a gente ainda acreditar que pode mudar.... u-lá-lá!!
Nola de sebo é uma pinóia. "Bola de Sebo". Desculpe, sim?
ResponderExcluirÉ nojento, mas infelizmente essa é a regra. Esse tipo de atitude não acontece somente em escolas particulares, nas públicas também é comum, e olha que não faz diferença financeira alguma para o professor ou diretor que reprovar o aluno. Depois quando se questionam porque o nível dos estudantes étão baixo, ninguém ousa admitir a verdade.
ResponderExcluirEstou lendo. Obrigado pela indicação.
ResponderExcluir