11 de janeiro de 2009

Letreiro traseiro

_____Quem planejou os atuais ônibus paulistanos provavelmente só anda de carro. Uma das mais patentes provas disso é que a porta de entrada esquerda (a utilizada nos corredores de ônibus) fica grudada à catraca. O resultado é que, principalmente nos horários de pico, os passageiros que querem entrar têm de ficar aguardando, do lado de fora, as pessoas que já entraram pagarem e passarem pela roleta. Como a demora para os passageiros entrarem é maior pela aglomeração, os outros veículos do corredor têm de esperar. O local em que a catraca foi colocada simplesmente causa bagunça, lentidão, trânsito e atrasos. Um ícone da incompetência.
_____Mesmo assim, é necessário admitir, de tempos em tempos (principalmente se esses tempos forem tempos de eleição), algumas mudanças em busca de melhorias são feitas nos transportes públicos. A última são os letreiros na traseira dos ônibus.


_____Creio, sinceramente, que quem teve essa idéia tem um humor negro digno de apresentador de programa de auditório japonês. Já que a numeração fica na parte de trás, uma pobre pessoa que está chegando ao ponto tem uma chance enorme de, simplesmente, ver o seu ônibus partindo e ficar chupando o dedo. Pior seria apenas se, ao lado do ponto, tivesse um funcionário da SPTrans que dissesse “Puxa... Você queria aquele? O próximo só passa daqui umas duas horas.”.


#####


_____Deixando os comentários jocosos de lado, dar mais informações para os usuários, deixar a numeração e o trajeto do veículo mais visíveis são ótimas atitudes. Merecem, no mínimo, um olhar atento. Diga-se de passagem, vou dar mais atenção ainda quando alguém resolver arrumar o problema das catracas mal planejadas.

4 comentários:

  1. Ótimo! Adorei esse novo "letreiro traseiro". Mto útil.
    E, partindo do seu comentário jocoso, pelo menos não precisamos ficar no ponto, informando para as pessoas que chegam nele se aquele era ou não o ônibus que a pessoa acabou ou não de perder!

    ResponderExcluir
  2. O melhor desses letreiros traseiros é que você corre com o objetivo, não sai correndo atrás de qualquer ônibus, só atrás daquele que você tem de pegar!!
    Menos fadiga, né?! [rsrs]

    ResponderExcluir
  3. qndo eu for aí te conto o q achei do ônibus e seus novos letreiros... rs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho pior do que as catracas mal posicionadas o degrau que certos ônibus têm. O piso deles é rebaixado para que seja possível a colocação de cadeiras de roda à frente da porta. Só que a quantidade de assentos diminui em função disso (sem contar a diminuição do espaço dos corredores, onde poderiam ficar dois cidadãos de pé fica um só, e apertado).

    Ou seja, se o busão estiver lotado, muita gente vai ficar na área de cadeiras de rodas. O espaço criado para os cadeirantes vai ser usado por qualquer outra pessoa, de forma inapropriada, mas necessária.

    Os letreiros traseiros são úteis, sim. Pra quando você está parado e vê que o ônibus à frente é o maldito que você precisa pegar no ponto seguinte. Você desce os degraus preparado para correr em direção ao carro da frente, nem que seja pra gritar "segura o ônibus, segura o ônibus" incessantemente :)

    ResponderExcluir