23 de julho de 2009

Harry Potter – Considerações sobre a ida ao filme na semana de estréia

_____Adoro cinema, mas não sou fã de ficar em filas. Isso não significa que prefiro sessões desertas; o riso é contagiante, é ótimo assistir comédias com outras pessoas rindo em volta. Mesmo assim, umas vinte pessoas na sala, de maneira que eu possa sentar sem ninguém à minha frente atrapalhando minha visão e nenhum chato disputando o braço da poltrona comigo, já me satisfazem. É exatamente por isso que, a não ser que eu seja convidado ou vá a trabalho, raramente vou às cheias estréias.
_____Na semana passada, por conta das minhas companhias, fui assistir a estréia de Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Claro que ir para um cinema assistir o blockbuster das férias escolares em um shopping parece tão inteligente quanto ir para uma final de campeonato na Geral. Mesmo assim, eu estava bem acompanhado e, portanto, peguei o chapéu e o chicote e fui em frente.

#####



_____A primeira tentativa foi no próprio dia da (pré-)estréia, às 2 horas, na madrugada de terça para quarta. Tudo lotado até as 6 da manhã. Como as pessoas úteis do grupo tinham de trabalhar com o raiar do sol, adiamos a sessão.
_____No dia seguinte, em outro horário alternativo, conseguimos assistir ao filme. Nossa sorte é que mesmo não sendo mais o primeiro dia, foi possível encontrar fãs engraçados.

#####



_____Como o único estrábico que não consegue ver 3D no grupo era eu, resolvemos ir ao Espaço Unibanco Pompéia, do Shopping Bourbon – com lugares marcados e a sua famosa sala IMAX (especial para filmes em 3 dimensões). Uma hora e pouco antes da sessão, conseguimos comprar nossos assentos.
_____Nesse momento, minhas dúvidas quanto à veridicidade do telencéfalo altamente desenvolvido dos seres humanos novamente me assolaram. Por que diabos as pessoas, uma hora e meia antes de uma sessão com lugares marcados, ficam paradas em uma fila. Não faz o menor sentido. Pelo menos para mim, não.

#####



_____Quanto ao filme, não tenho muito o que comentar. É ruim e ponto. Agora, quanto à tão falada projeção 3D na sala IMAX, mesmo não enxergando, tenho algo a dizer. No filme do Harry Potter ela é só uma enganação para tomar dinheiro de fãs trouxas.
_____Entramos na sala, recebemos o óculos. O filme começou. O garoto do meu lado não parava de tentar pegar as coisas em 3D que teoricamente apareciam na frente dele (algo extremamente irritante para quem não vê nada em 3 dimensões). Depois de alguns minutos de projeção, aparece, na parte inferior da tela, umas imagens cortadas de óculos (tal qual uma placa de proibido estacionar) e acaba a brincadeira em três dimensões. O resto do filme foi normal, como qualquer outro filme.
_____Poxa, se era para ver de maneira diferente só por alguns minutos e depois passar os 97% restantes do filme vendo da maneira clássica era melhor ter cobrado o já abusivo preço normal dos ingressos. Ou será que as pessoas pagam para ficarem com caras de mosca usando aqueles óculos?


#####



_____Para fechar com chave de ouro a ida atípica ao cinema, provei que preciso mesmo de um tratamento psiquiátrico.
_____Na porta de saída da sala de exibição, um funcionário fica com uma cestona para que as pessoas depositem os óculos. O ignorante do blogueiro que vos escreve não sabia. Achei que era só um cara com um lixo (algo comum nas sessões normais) e, ao passar por ele, joguei um saco de pipocas dentro do cesto. Ao ouvir o grito do pobre rapaz e o som dos piruás se chocando contra os óculos que já estavam no cesto percebi o meu engano.

#####


_____Aproveitando a deixa, fica como extra dessas pequenas pílulas sobre o programa a indicação da singela resenha que eu escrevi quando inauguraram o cinema do Shopping Bourbon: “As novas salas do Unibanco e os arquitetos de cinema que não catam ninguém”.

2 comentários:

  1. Texto mto bom... filme muito ruim!!! rs.

    ResponderExcluir
  2. [...] Volte sempre. #####Powered by WP Greet Box_____O Caco Galhardo é um cara muito bacana. Ele leu a postagem em que conto que sou estrábico e que, portanto, não vejo nada em 3D, acabou se compadecendo e me passou a [...]

    ResponderExcluir