22 de outubro de 2009

Werther, House e uma lição que a humanidade já aprendeu

Atenção: Este texto contém spoilers do livro Os sofrimentos do jovem Werther e do seriado House. Quem não gosta de surpresas reveladas, pare por aqui.


#####



_____Em pleno século XVIII, Johann Wolfgang von Goethe publicou o livro que foi considerado o marco para o início do Romantismo – Os sofrimentos do jovem Werther. Lindo, gostoso e hiper melacueca, o romance é composto pelas cartas que Werther enviou para o seu amigo Wilhelm, relatando sua paixão por uma moça chamada Carlota. Como a bela moça se casa, no fim do romance o pobre Werther se mata.
_____No 20º episódio da quinta temporada de House, "Simples explicação", Lawrence Kutner, um dos membros da equipe do mal-humorado médico, suicida-se. Mesmo tendo o caso de dois pacientes como fundo, o capítulo todo gira em torno do suicídio do Dr. Kutner. É um episódio chocante, inesperado e comovente. Qualquer fã da série termina bastante abalado.
_____O romance de Goethe causou, quando de sua publicação, uma onda de suicídios que imitavam o de Werther. Por conta disso, o livro chegou a ser proibido em algumas paragens da Europa e, na segunda edição, Goethe teve de acrescentar, no final, uma nota dizendo “Seja homem, resista.”.
_____David Shore, o criador de House, obviamente, não quer nem chegar perto de causar tal tragédia. Mesmo assim, para garantir que o Efeito Werther seria evitado, ao final do episódio, o seguinte aviso foi exibido:


_____Uma oferta de ajuda para evitar que as pessoas se suicidem pareceu extremamente condizente com a situação. É ótimo ver que, de vez em quando, a humanidade aprende algumas lições.

3 comentários:

  1. ai, que isso não é bem uma comparação com Goethe. E que raio de lição foi essa que a humanidade aprendeu, Polly?
    - e não é pra ficar brabo, hein?

    ResponderExcluir
  2. Você avisou sobre o spoiler, mas eu achei que era um spoiler que eu já sabia e não era, enfim: putz!

    ResponderExcluir
  3. lição?

    a meu ver os responsaveis pela série não deveriam é exibir o episódio. Exibe a desgraça e depois coloca uma nota?? pfff...

    ê mundão de merda...

    ResponderExcluir