13 de novembro de 2009

Cenas de porrada de Asterix e Obelix – Adendo

_____A melhor definição que eu já vi sobre os caminhos que o Orkut traçou no Brasil, foi do André Dahmer, na ótima tirinha abaixo.



_____Realmente, o Orkut, que já foi palco de conversas interessantes, tornou-se, no geral, uma pocilga infrequentável. Mesmo assim, como até em entre alunos da Uniban dever ser possível encontrar algum que valha a pena (teoricamente), ainda existem comunidades que são interessantes nessa rede social.
_____Uma delas é a comunidade Asterix - fãs brasileiros. Lá é possível acompanhar discussões interessantes, boas citações, notícias sobre as personagens de Goscinny e Uderzo. Além de tudo, ela é muitíssimo bem frequentada. O grande Ota, ex-editor da Mad e editor do estranho Otatube, por exemplo, é um de seus participantes – ativo, inclusive. Além dele, os outros fãs ativos, demonstram bastante conhecimento das personagens.
___Não foi à toa que a comunidade descobriu meu texto “Top 10: Asterix e as melhores porradas que os gauleses já deram nos romanos”. Não apensas o descobriu como fez bons comentários e ótimas indicações de complementos. Sendo assim, acrescento agora algumas cenas de porrada que faltaram no Top original.
###


- Asterix Gladiador
___Eu já havia citado o Asterix Gladiador no Top 10, com uma cena em que Asterix, com apenas um soco, bate em vários legionários, enquanto Obelix bate em outros soldados e coleciona seus capacetes. MN Desouza, na comunidade, citou também o momento em que os gauleses invadem o acampamento romano de Petibonum. É uma sequência bem divertida, pois não apenas mostra a prévia da invasão e tira um sarro das famosas manobras romanas...



... como, também, seleciona alguns quadrinhos com sopapos clássicos de Asterix e Obelix.

###


- Asterix e o caldeirão

___Outro adendo veio da leitora Fimbrethil. Ela citou essa cena, em que um legionário romano tem o rosto esmagado pelo caldeirão do título do álbum.

###


- A Cizânia
___A melhor de todas as citações veio de Mauricio Pereira, o dono da comunidade e único freqüentador do lugar que ostenta um nome normal. Muito simpático, ele inclusive scaneou uma imagem que eu tinha vontade de colocar no Top 10, mas não consegui pela dificuldade de deixá-la legível no computador. A letra ainda é bastante pequena, mesmo assim cliquem na imagem para ampliá-la e deliciem-se com a gigantesca “Batalha da Aldeia”.

###


- O Escudo Arveno
___O último adendo é pessoal.
___Quando se faz um Top 10, deixa-se muito material bom de fora. Fiquei morrendo de vontade de colocar o par de quadrinhos que dá início ao livro O Escudo Arveno e aproveito a oportunidade para fazê-lo.
___Vercingetórix foi um importante chefe gaulês que conseguiu, de maneira inédita, reunir várias tribos da Gália para lutar contra o invasor. Mesmo com essa união, a revolta gaulesa contra os romanos acabou sendo derrotada em Alésia, em 52 a.C.. Seguindo um costume guerreiro, Vercingetórix lança suas armas aos pés do vencedor: Júlio César.
___A cena é famosa e já foi retratada inúmeras vezes.

___Na versão de Goscinny e Uderzo, entretanto, o derrotado Vercingetórix depôs suas armas nos pés de César. O resultado é que, mesmo que de maneira indireta, um gaulês causou dor a um romano e, portanto, fecho estes adendos com essa última pancada.





2 comentários:

  1. Que legal tudo isso, agora temos tantos livros em pdf tão fácil que quase esquecemos dos perrengues de alguns anos atrás em digitalizar as páginas kk
    Obrigada pelo conteúdo! :)

    ResponderExcluir