30 de dezembro de 2009

Ainda vai demorar para esta década acabar

___Dezembro de 2009. Praticamente não é possível ligar a TV, abrir um blog, ler uma revista ou receber o sinal de fumaça de um jornal sem encontrar “Quem abalou no cenário musical na primeira década do século”, “As notícias da década”, “Os melhores tons de verde-vómito da primeira década do milênio”. O único problema é que ainda vai demorar mais de um ano para este decênio acabar.
___O calendário adotado pela maior parte dos países do mundo atualmente é o gregoriano. Nele, não existe ano zero. O ano que precede o ano 1 depois de Cristo (1 d.C.) é o ano 1 antes de Cristo (1 a.C.), não o ano zero. Sendo assim, a conta das décadas começa sempre do número 1, não do 0.
___Como um decênio é composto por dez anos, são necessários dez anos transcorridos por inteiro para que uma década acabe. Já que o primeiro ano da Era Cristã começou no ano um, as décadas só acabam mesmo nos anos divisíveis por dez. Por exemplo, a primeira década do primeiro milênio começou em 1º de janeiro de 1 d.C. e terminou em 31 de dezembro de 10 d.C.. Claro que 1+10=11, mas, quando se chega a 1º de janeiro do ano 11, muda-se de década.



___O mesmo é aplicado aos séculos, milênios e afins. Não é a toa que o século I d.C. começou no ano 1 e terminou em 100 d.C. (o ano 101 foi o primeiro ano do século II) e que no ano 2000 nós vivíamos no segundo milênio (do ano 1 ao ano 1000: 1º milênio; do ano 1001 a 2000: 2º milênio; do ano 2001 a 3000: 3º milênio).
___O primeiro decênio do século XXI, portanto, começou em 1º de janeiro de 2001 e vai terminar em 31 de dezembro de 2010. O segundo começará em 2011 e terminará em 2020 e assim por diante. Isso é uma certeza. Minha única dúvida é saber se quem escreve listas de acontecimentos da primeira década do século é ignorante ou acha que os leitores é que são muito burros para entender esse conceito.

#####


P.S.: Claro que, como uma década é apenas uma medida de tempo, é possível usar a palavra para marcar qualquer passagem de 10 anos. A manchete “Ulisses Adirt foi eleito o homem mais sexy do universo durante todo o decênio de 2000 a 2009”, por exemplo, está completamente correta. Mesmo assim, podem olhar as notícias, não é bem assim que utilizam a palavra década em grande parte dos textos.


Atualização: P.P.S.: Meu amigo Alex, em seu último post, acrescentou algumas frases que ilustram muito bem o conteúdo desta postagem. Como complemento ao famoso "Existem 3 tipos de pessoas no mundo: as que sabem contar e as que não sabem", ele escreveu: "Existem 2 tipos de pessoas no mundo: as que sabem contar e as que acham que a década acaba nesta semana.". E, para fechar com chave de ouro, "Imaginem se todo ano um grupo de idiotas celebrasse reveillon no dia 30 de novembro. Pois é assim q me sinto todo ano terminado em 9.".

19 comentários:

  1. [...] Ainda vai demorar para esta década acabar – Incautos do Ontem incautosdoontem.opsblog.org/2009/12/30/ainda-vai-demorar-para-esta-decada-acabar – view page – cached O texto procurado encontra-se logo abaixo. Caso o seu gosto seja muito apurado e, portanto, o desejo de ler outros artigos do talentoso autor deste blog torne-se uma necessidade, conheça o restante do Incautos do Ontem clicando aqui. Para receber as novas postagens assim que elas forem publicadas, assine o RSS feed ou deixe o seu e-mail. Volte sempre. [...]

    ResponderExcluir
  2. É estranho ver como há gente que se preocupa com coisas tão mínimas. E daí que a sociedade encara a década de forma errada? Isso nunca prejudicou ninguém, nem mesmo os mais perfeccionistas. Seria de boa atitude se essa sede de pesquisa por décadas, milênios ou sei lá, datas em geral, fosse convertida em vontade de fazer pesquisas realmente úteis.

    A pesquisa foi interessante, mas o que foi pesquisado não. Esse artigo é como as bandas ridículas atuais (NX Zero, Fresno), a melodia é boa mas a letra é horrível.

    ResponderExcluir
  3. Post interessante, meu caro. O Stephen Jay Gould escreveu no final da década de 90 um livro inteirinho sobre isso, maravilhoso como só ele seria capaz de. Chama "Questioning the millenium". Você tem razão: os contemporâneos de Cristo (e gerações imediatamente futuras) podiam até saber a data exata em que o mundo ia acabar, mas não conheciam o 0. De modos que o Salvador já nasceu com 1 ano. Daí toda a confusão.

    Abs. e feliz 2010 -- ainda na década, ainda na década :-p

    ResponderExcluir
  4. que interessante, nunca tinha pensado nisso. mas né? vamos deixar as revistas e os blogs fecharem a década como esses 10 anos passado mesmo e tá de boa :P

    ResponderExcluir
  5. Social comments and analytics for this post...

    This post was mentioned on Twitter by m29queiroz: @timclaro Tim, acho q vc vai apreciar este artigo: http://incautosdoontem.opsblog.org/2009/12/30/ainda-vai-demorar-para-esta-decada-acabar/...

    ResponderExcluir
  6. Para quem achou o assunto interessante, dê uma olhada em http://www.apyus.com/sim-a-decada-acaba-em-2009/ Tive uma conversa bacana sobre o tema nos comentários, com o Marlos Ápyus.

    Agora, Fávio e outras pessoas que acharam o tema irrelevante: deixem de ser obtusos. Qualquer um que estude um pouco sobre a existência de calendários para os seres humanos sabe a importância desse tipo de discussão. E, quanto a irrelevância de algum conhecimento, vão dar uma olhada na importância da arte para um povo ou, se quiserem algo mais específico, vejam como o pessoal do ScienceBlogs Brasil (http://scienceblogs.com.br/) trata o prêmio IgNobel.

    ResponderExcluir
  7. [...] Ulisses e Alex me perdoem, mas 2010 marca o início da segunda década do século 21, que por sua vez começou em 2000 e não em 2001. Pelo menos para aqueles que não pensam como Dionísio Exíguo, ou seja, para aqueles que não quicam o zero fora da conta, coitado. [...]

    ResponderExcluir
  8. É, mais tem muita gente, ainda, que acha que é assim; insiste, discute, encontra fundamentação discutível e esqueçe de observar que simplesmente não existem relatos históricos que indiquem que um dado fato teria ocorrido no ano Zero, o que significaria, portanto, que ocorreu no "Século Zero" também. Pois, se existe ano zero, tem de haver século zero, milênio zero...Assim, o primeiro século (século zero) teria o ano zero, em seguida o ano 1...e acabaria no ano 99. Essa lógica que apresentei pode parecer maluca, mas pensem bem: tem de haver um padrão único para elaboração dos calendários, quaisquer que sejam; e todos os calendários não gregorianos também têm um padrão único. Porque apenas nesse calendário, seria utilizado o critério com ano zero, mas sem século zero e suas conseqüências? Além disso, dizemos, por exemplo, que estávamos no século 20 ou 20º século, simplesmente porque 2000/100=20; assim, para o 20º século estar completo, 2000º ano também deveria ter terminado, ou então não dá número inteiro; Assim, se o século 21 começou em 1º de janeiro de 2000, significa que o século 20 acabou em 31/12/1999 (lembrem-se de que não há registro da existência do ano zero), portanto o 20º século corresponderia a 1999/20=~99,95...que legal, cada século tem 99,95 anos, ou o primeiro século teve só 99 anos!!! Por fim, mais uma vez, todos os registros históricos consideram, por exemplo, que o ano de 1500 pertence ao século 15 e não ao 16 e assim sucessivamente. Porque tem gente que insiste em bagunçar a História?

    ResponderExcluir
  9. O problema dos metidos a espertalhões é que eles frequentemente falam merda e, por serem metidos a espertalhões, jamais terão a hombridade de admitir erro.

    http://en.wikipedia.org/wiki/1980s

    http://en.wikipedia.org/wiki/1990s

    http://en.wikipedia.org/wiki/2000s

    O erro é achar que a contagem de décadas está "ancorada" ao Ano Um. Décadas são um conceito que se aplica à era contemporânea.

    Essa lógica de que a década acaba em 2011 é completamente sem nexo. Quer dizer que 1990 pertence à década de 80?

    Você falhou. Desculpe. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Sim, Izzy, 1990 pertence a década de 80. E a Revolução de 1930, quando Vargas chegou ao poder, aconteceu na década de 20. Parece estranho, claro que parece, mas é assim que os cientistas que trabalham com datas (historiadores, por exemplo) marcam o tempo. Eu sei q é só uma forma de marcar e que é possível marcar de outras formas. Só aproveitei para explicar para os leitores como alguns estudiosos do assunto usam as datas.

    Quanto a citar a Wiki... ela não é a fonte mais confiável do mundo, mas eu já falei disso nos comentários desse texto: http://www.apyus.com/sim-a-decada-acaba-em-2009/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Izzy, meu nobre, você perdeu uma excelente oportunidade ficar calado.

    ResponderExcluir
  12. Dizer que a década já acabou é a morte da educação.

    ResponderExcluir
  13. Existem dois conceitos de 'década': o do calendário, que como a maioria sabe se inicia no ano 1 (1981, 1991, 2001), já que não existiu um ano 0, e a CONVENÇÃO adotada com o advento da indústria, das grandes mídias e dos acontecimentos-que-marcam-a-história a cada semana (e não mais a cada século, como era no passado).

    Quando falamos em milênios, lembramos logo do 1º ou do 2º milênios; quando discutimos sobre séculos, dizemos século XIX, século XX, século XXI; mas quando o assunto é décadas, seria deveras estranho dizer década de 61 ou década de 81 etc. Por isso CONVENCIONOU-SE começar as décadas no ano 0 e terminá-las no ano 9. É só isso, uma convenção na nomenclatura.

    Por isso, se você vai escrever uma redação, um artigo ou sua TCC e precisa citar algo que aconteceu em 1970, DEVE usar a convenção e escrever 'Década de 70', e não 60, ou então explicar no rodapé que discorda do resto do mundo e prefere usar a nomenclatura baseada no calendário de fato. Se não o fizer, certamente será corrigido.

    ResponderExcluir
  14. Juca, os historiadores utilizam as décadas começando no ano 1 e terminando no ano 0. Eles são acadêmicos que vivem a trabalhar com datas, todos escrevem assim (portanto, assim está convencionado). Eu tomo como porto seguro para falar disso uma tradição bastante forte e séria, de gente que realmente trabalha com o assunto. Pode procurar em TCCs, teses e afins. De onde vem essa convenção que você cita?

    ResponderExcluir
  15. Décadas são uma coisa, Anos são outra coisa. (*outros quinhentos)

    Década de 10 --> 2011 até 2020
    Anos 10 -> 2010 até 2019

    São dois conceitos distintos, um matemático e histórico, o outro cultural.

    OBS1: Citar fonte como Wikipédia me faz rir. Citem uma fonte como a Barça aí posso acreditar.

    OBS2: Não houve ano 0, década 0, século 0 e quiçá século 0. Isto é matemático.

    OBS3: Na virada do milênio, em 01/01/2001 eu ganhei uma caixa de cerveja defendendo isto e provei para a pessoa. Ela defendia erroneamente que era em 01/01/2000.

    OBS4: Quem já experimentou contar os dedos começando do 0? Vai achar que é parente do Lula. O correto é começar do 1.

    OBS5: Ter 1 ano de vida (12 meses completos) significa que seu ano 1 de existência foi de 01 mes até 12 meses. Ter 10 anos de vida (exatamente 1 década) significa que você conseguiu juntar 10 x 12 meses de vida, ou seja uma década. Com 10 anos e 1 dia significa que você está no 1º dia de sua 2ª década de existência. Ou melhor, sua década nº 2 iniciou-se no dia 01/01/0010 de sua existência, precisamente dentro de seu 11º ano de existência. Talvez seja este o problema na contagem, para idades contamos o ano "0" o que no caso da existência humana não contamos, não há o dia, mês, ano, década, século ou milênio 0 "zero".

    ResponderExcluir
  16. Pelo exposto, retroagindo, do ano 1 ao ano 10 tivemos a década de Zero?
    Não me parece fazer sentido, década de zero.
    Ou a primeira década não existiu?

    ResponderExcluir
  17. Pergunta: Pelo exposto, retroagindo, do ano 1 ao ano 10 tivemos a década de Zero? Não me parece fazer sentido, década de zero.
    Resposta: Costumam chamar de "primeira década do século I", não "década de zero".

    Pergunta: Ou a primeira década não existiu?
    Resposta: Existiu, sim. Em que momento eu afirmei o contrário?

    ResponderExcluir
  18. Eitaa povo que fala besteraaa :@
    o FÀVIO deve ta falavando do nx 0 e do fresno, poorq eer melhor do que a banda delli o RESTART, è isso mesmo tenho certeza que tu gostaa daquele bando di gays. asuhaushaushau' bjoooae galeraa

    ResponderExcluir