17 de dezembro de 2009

Mitologias II: Adendo

___Mal se completou uma semana que eu publiquei o artigo “Mitologias”, encontrei um escrito de um autor que eu gosto muito falando, assim como eu, sobre religião e mitologia.
___Astrônomo e divulgador da ciência, Carl Sagan sempre foi, para mim, um autor gostoso de ler. Suas obras são instigantes e não apresentam grande dificuldade de leitura. Só que, até hoje, eu só havia lido seus livros de defesa da ciência e divulgação científica.
___Faz uns dias, caiu em minhas mãos um romance que ele escreveu: Contato. Comecei a ler e está me parecendo tão interessante quanto suas obras de não-ficção. Quando cheguei ao segundo capítulo – “Luz coerente” –, tive a grata surpresa de encontrar uma das personagens inteligentes da obra falando do mesmo assunto que tratei em “Mitologias”: que o cristianismo também é uma mitologia. Leiam o mestre:


(...) Ellie nunca havia lido a Bíblia a sério antes e se inclinara a aceitar a opinião do pai, talvez carregada de certa implicância, de que se tratava de ‘histórias bárbaras misturadas com contos de fadas’.”.



___Claro que o pai da personagem principal do romance é bem menos delicado do que eu, mas, no fundo, a ideia é a mesma.

2 comentários:

  1. Sagan é do meu gosto tmb. Você já leu o "Variações da experiência científica"? Poucas vezes me emocionei tanto lendo um livro.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, Daniel. Quando moleque li Cosmos; depois de grande, Bilhões e bilhões e O mundo assombrado pelos demônios (de longe o meu preferido). Obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir