5 de janeiro de 2010

Bonecas politicamente corretas

___Dia desses, saindo do metrô, encontrei um camelô vendendo bonequinhas. Ao contrário do que eu estava acostumado a ver durante a minha infância (na pré-histórica década de 80), as bonecas não eram todas brancas.




___Sei que algumas pessoas podem me retrucar que existiam bonecos negros em outras épocas. Mesmo assim, convenhamos, em 99% dos casos, esses bonecos eram absurdamente estereotipados, dificilmente eram parecidos com os exemplares caucasianos. No caso dos brinquedos vendidos por esse camelô, as bonecas negras e brancas eram igualmente bem trabalhadas em sua tentativa de imitar bebês.
___Entretanto, por mais bacana que seja saber que não são apenas os brinquedos branquelos a serem comercializados por aí, é sempre bom lembrar que isso não é solução de nada. O buraco em que nossa sociedade está enterrada é bem mais profundo.





5 comentários:

  1. Apesar de concordar com você de que o buraco é mais embaixo, eu acredito que a utilização desse tipo de brinquedo talvez até ajude a aumentar a auto-estima das crianças com relação a sua cor. E por mais que se tenham aumentado a participação de personagens negros em programas de televisão e comerciais. Eu acho que estas personagens aparecem muitas vezes aparecem estereotipadas.
    Eu acho que o pior é as propagandas do governo federal ao meu ver. Em que se adotou o hábito de sempre aparecer um negro, um índio e um branco, eles parecem estar utilizando a questão da da coloração de pele como obrigatória para aparecer nos comerciais, como se não houvesse miscigenação no país e como se todos fossem obrigados a se classificar em três raças, conceito que ao meu ver não existem.

    ResponderExcluir
  2. Não quero entrar em dados para ressaltar a porcentagem de população negra e pobre e que o metrô se trata de um meio de transporte que é utilizado por todas as classes inclusive a C e a D.
    Encontrei no shopping paulista em uma loja de brinquedos duas bonecas negras,em comparação com as inúmeras brancas espalhadas pelos patamares.
    A propia Barbie é mostrada de forma como uma beleza de exemplo.
    Não vamos ser hipócritas de negar que há houve escrevidão, inferiorizando os negros e que ainda há preconceito, se não houvesse preconceito não haveria leis para banir tais atos de má fé.
    Há mais brancos no mundo do que negros, isso é fato , então entrando em uma questão econômica, que bonecas farão mais, negras ou brancas?
    Lógico que brancas porque há mais brancos.Nós temos que pensar em lucro, vivemos em um país capitalista, somos dependentes do dinheiro, pois ele compra alimentação e conforto.Então com certeza verá coisas que não irá concordar, mas não se esqueça de que todos pensam em recompensas.
    Para cada ato há uma reação.
    Gostei do que foi mencionado pelo Leonardo Xavier, ótima Análise.

    ResponderExcluir
  3. há! bonecas negras sao faceis de se achar. quero ver é bonecas indigenas e asiaticas.

    ResponderExcluir
  4. Outro fato interessante é que as bonecas pretas só são pintadas dessa cor, mas os traços característicos continuam sendo brancos. Pode comparar uma boneca branca com uma preta, são a mesma coisa, só muda a cor. E outra, as bonecas brancas na maioria absoluta das vezes têm olhos azuis. O que isso nos diz? Finalmente, a boneca é preta. Preto é uma cor, a cor de um objeto. Enquanto negro, pessoas negras, se referem a uma parcela da população, a chamada "raça" negra. Bonecas não devem ser associadas a raças, etnias ou seja lá o que for.

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao que a Rafaela disse, eu não diria que existem mais brancos do que negros. Aliás ... que pessoa de pele clara hoje pode se considerar branca? Desde o "descobrimento" foi feito aquela "mistureba danada". Brancos europeus com indias, com negras, e quanto mais o desejo pedisse. Desde então é um erro separar as pessoas pela sua cor 'brancas e negras'. O fato de se fazer bonecas clarinhas de olhos azuis e não negras com seus traços ou indias, puritanas e asiaticas é pelo modelo mundial de conceito de beleza, que dita como perfeição, magras, altas, brancas, de olhos claros, pele sem mancha de sol (num país tropical que chega a 40º), enfim... a cor das bonecas é uma questão muito mais ampla do que somente local. Econômica eu diria!

    ResponderExcluir