3 de fevereiro de 2010

Gloriosos Bastardos

Atenção: Texto com spoilers do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. Assista mesmo antes de ler.


###



___Todo professor de História já sabe: é só chegar a alguma matéria muito pop, é só anunciar que vai falar de uma personagem histórica muito famosa que já começam mil perguntas e afirmações. “Napoleão tinha hemorróidas?”, “É verdade que, durante a Peste Negra, cidades inteiras morreram?”, “Adolf Hitler fazia mesmo mapas astrais?”, “Morreram mais de 100 mil pessoas com a bomba de Hiroshima, não é, professor?”, “Eu ouvi dizer que Alexandre, o Grande, era bissexual.”, “Os espartanos eram treinados militarmente desde pequenos, não é?”.
___Algumas são corretas; muitas, não passam de especulações e bobagens que foram ganhando fama com o passar dos anos. Tudo que ganha um tanto de atenção acaba virando gerador de lendas. Se algum filme histórico foi recentemente para o cinema, então, chovem “especialistas” afirmando que tal ponto é, com certeza, verdade.
___Aí está um dos motivos para que eu tenha me divertido tanto com a última produção de Quentin Tarantino. Além do fato de que Bastardos Inglórios é um puta de um filme, ele mente tão descaradamente, mas tão descaradamente que o público acaba ficando à vontade em suas mentiras.
___Vários alunos já vieram me perguntar se existia mesmo uma equipe especial de soldados americanos judeus que foram para a Europa matar nazistas, de maneira cruel, para espalhar terror entre os soldados alemães. Mais de um veio me perguntar se o oficial Hans Landa, o Caçador de Judeus, realmente existiu. E, impressionante, alguns vieram até me perguntar se Goebbels e Hitler morreram mesmo em uma emboscada em um cinema.
___Se as pessoas devem ser enganadas, que seja por um bom filme. Por isso mesmo, fiquei muito feliz com o sucesso que o filme fez, sorri com cada um dos prêmios que ele ganhou e torço para que, no Oscar deste ano, fature melhor filme, diretor e roteiro. O prêmio de melhor ator coadjuvante, sinceramente, nem preciso torcer; Christoph Waltz, como o Caçador de Judeus, ficou de encher os olhos de qualquer cinéfilo.

#####


P.S.: Já que Bastardos Inglórios é o assunto, imagino que vale dar uma olhada na imagem de chamada para o Twitter oficial do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário