21 de março de 2010

Adoro os anúncios do AdSense

___Muita gente odeia propaganda, não importa o lugar ou o tipo. Já eu, se o anúncio me diverte, não me importo de cruzar com ele e, até, lhe conceder alguns segundos de minha atenção.
___Anúncios em blogs, desde que não sejam uns pop-ups chatos pulando na frente do texto que estou querendo ler ou algo excessivamente piscante, também são bem vindos. É ótimo saber que o autor do texto que eu estou lendo pode estar ganhando alguns caraminguás extras. Os anúncios que aparecem aqui no Incautos, por exemplo, já me bancaram um bom tanto de idas ao cinema.
___Entretanto, não é pelo dinheiro que já depositaram na minha conta que eu gosto do Google AdSense (principalmente porque já ganhei mais com o Jacotei). O sistema de anúncios do Google me agrada porque o programa que tenta colocar propagandas que encaixem com as palavras chaves dos textos, vive dando gafes engraçadíssimas. É um puro AdNonSense.

###


___Em jornais impressos, dá certo trabalho encontrar escorregões como esse que o Almirante Nelson twittou:




___Com o AdSense, no entanto, não há trabalho algum. Só de dar uma olhada nas últimas postagens de alguns dos meus blogs prediletos, eu já consegui selecionar bons exemplos.
___Para começar com um calmo, em uma postagem intitulada “Lula e os Prisioneiros Políticos Cubanos”, dá para ver nas propagandas do Google um anúncio que pode trazer sorrisos tanto para a Direita, quanto para a Esquerda: “Livraria Saraiva: Compre livros de Administração...”.


___Para subir na escala da falta de senso, o Cardoso publicou um vídeo de um oriental que resolveu se vestir como uma personagem feminina de anime e ficar brincando de contrabaixo com uma música. As propagandas não deixam por menos. Em uma vez encontrei um “Quer conhecer mulheres?”...



... e, em outra, um conjunto de ofertas que cairiam bem para o protagonista do vídeo: na direita, “experts em cabelos” e, no lado esquerdo, um conjunto de anúncios médicos, que vão desde planos de saúde até psiquiatras.



___Para fechar com chave de ouro, vejam se não é ótima a propaganda escolhida para um texto intitulado “Igreja Católica contra os preservativos”.


#####


P.S.: Nem precisam me dizer que essas propagandas fora de lugar podem muito bem virar dores de cabeça. Marco Weissheimer, dono do ótimo (e politicamente engajado) RS Urgente, teve de ouvir reclamações dos leitores por causa de anúncios de instituições direitistas em seu blog. Existem vezes que nem o bom humor salva.

4 comentários:

  1. É isso aí! Cada blog tem um estilo: alguns mais sérios, outros mais irreverentes. O que serve para uns, pode não servir para outros (veja o exemplo do Marco e o exemplo bizarro do Daniel...).

    Seu texto mostra com bom-humor como lidar com esta situação, a dos anúncios nos posts.

    Cliquei ali em cima, agorinha mesmo, para gerar uns caramanguás...

    ResponderExcluir
  2. uhauhauhauha

    juro que tava pensando em fazer um post parecido, mas apenas com os banners do Index. tem um de uma viagem à "terra santa" dividia em não sei quantas vezes, e eu sempre pensava: "boy, agora os leitores do Index viajam..." hehe

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que eu já vi até um post do Cardoso, dizendo que os adsense tem dessas gafes e não tem senso de humor. Eu acho que ele falava de blogs que por usar a ironia e sarcasmo acabavam atraindo anúncios que não tinha nada a ver.

    ResponderExcluir
  4. [...] qualquer forma, não tenho a mesma simpatia do Ulisses Adirt pelas gafes que o Adsense pode arrumar. Share and [...]

    ResponderExcluir