5 de junho de 2011

Presentes para o Czar

___Em 22 de janeiro de 1905, em São Petersburgo, uma multidão aproximou-se do palácio de inverno do czar. As tropas imperiais (provavelmente os ídolos da polícia paulista) abriram fogo contra os manifestantes indefesos. Esse massacre, episódio vergonhoso da história russa, ficou conhecido como Domingo Sangrento.


Domingo Sangrento (1905)


___O respeito à monarquia na região ainda era bastante grande –, tanto que a manifestação era pacífica. Além de uma petição com suas reivindicações, os populares carregavam retratos do Czar Nicolau II, ícones de santos, presentes e até cantavam “Deus salve o czar”, o hino imperial. A reação despropositada da guarda ainda é um exemplo dos deletérios efeitos de um governo que se afasta muito de como pensa sua população.


###


___Como já anunciei aqui, estou prestes a mudar de estado civil. A partir do dia 10 de julho, passarei a morar com minha amada Marcela.
___Como estamos montando nosso apartamento do zero (e isso é muito caro), caminhamos naquela clássica peregrinação de mendigar presentes para parentes, amigos, conhecidos, políticos e líderes religiosos. Sendo assim, como qualquer ajuda é bem vinda, nada como aproveitar o momento e pedir para os meus leitores também.
___Temos duas listas, uma na Fast e outra na Camicado. Fiquem à vontade para fuçar nos gostos meus e da minha noiva, para conhecer um tanto dos nossos desejos materiais (alguns praticamente irrealizáveis) e para nos presentear, claro. Prometo que quem resolver me dar algum presente vai ser mais bem recebido do que o povo russo pela guarda do czar.

7 comentários:

  1. Errr, bem, não podemos fazer uma vaquinha? =)

    (brincadeiras à parte, a ideia da vaquinha online é possível; ver: www.vakinha.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Ola, linkei voce na minha casa nova, ja que estao sempre seguindo.

    abrax

    Roy

    ResponderExcluir
  3. hahaha Conheço a Vakinha, Caio... Mas, quem insistiu pr'eu fazer essas listas foi a minha mãe e a minha sogra, dizendo que as pessoas gostariam de me presentear como forma de carinho, etc. etc..

    Qdo falei para ela sobre algo como a Vakinha, minha sogra quase me bateu, dizendo q era falta de respeito pedir dinheiro. (Eu, pessoalmente, não vejo muita diferença.) De qualquer modo, fiz de tudo para deixar uma lista bem aberta, com produtos de tudo q é preço. Se alguém quiser presentear só com 5 reais, tem a opção...

    ResponderExcluir
  4. Não é? Eu prefiro a vaquinha, pois o dinheiro, que é um presente de todo modo, pode ser usado para outras coisas que não se pode colocar na lista ("troca de torneira", "armário de banheiro", "assoalho", sei lá).

    Agora fiquei com medo da sua mãe e da sua sogra me odiarem por eu te dar uma...concha.

    ResponderExcluir
  5. Existe também um Domingo Sangrento na Irlanda, talvez ainda mais conhecido, foi o de 30 de janeiro de 1972 na cidade de Derry na Irlanda do Norte, conhecido como Bloody Sunday. Existe até um filme retratando a situação com 4 homens envolvidos dos dois lados, aparentemente era uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo da Irlanda do Norte, que, sem motivo aparente os soldados britânicos atiraram e mataram 14 pessoas(1 delas morreu com o ferimento 4 meses depois e não é sempre consideradada vítima(sendo que ele estava apenas indo para casa de um amigo e não estava envolvido na manifestação), portanto em algumas fontes só se encontra como 13 mortos).Após o "Domingo Sangrento", o IRA ganhou um número enorme de jovens voluntários, dando força ainda maior a esse grupo guerrilheiro, e em aquele acontecimento foi feita a canção Sunday Bloody Sunday! em 1983, pela banda irlandesa U2.
    A revista britânica New Statesman classificou-a como uma das canções do "Top 20" das canções políticas. Aqui olink da música -> http://www.youtube.com/watch?v=IR_BHnOSnGw&feature=player_embedded (Notem que em 2:37 a pessoa com o lenço branco é Bernard McGuigan (41 anos) que morreu com um tiro na parte de trás da cabeça quando ele entrou para ajudar Patrick Doherty, ele vinha acenando com um lenço branco para indicar suas intenções pacíficas.) e também Gerald Donaghy (17 anos) era um jovem que tomou um tiro no estomago e quando morto provavelmente colocaram bombas nos seus bolsos sendo que ninguém mais estava armado e foi apenas para ganhar amnistia."Deus salve o Czar" abusando da irônia, se rei é o representante de Deus na terra então ir contra sua vontade é ir contra vontade de Deus, seria então revolução algo relacionado ao capeta? aposto que milhares de pessoa pensaram de tal forma durante muito tempo, afinal não é apenas no filme Alexandria que a igreja retarda o desenvolvimento humano prendendo-os em vinculos manipuladores e fazendo-os cometer barbaridades em nome de um Deus, "quanto mais se estuda as religiões, mais se convence de que o homem nunca adorou nada além dele mesmo".

    ResponderExcluir
  6. Tb não vejo mal nenhum em se fazer uma vaquinha, só expliquei o pq das listas (e do local das listas...). De qquer modo, não vou contar para minha mãe e para minha sogra quem me deu o q. E eu nunca vou odiar ninguém por me dar algo barato ou por não me dar algo. Ainda mais vc, q é sempre um doce.

    ResponderExcluir
  7. [...] não tem nada – já que não haverá cartório, nem juiz de paz, nem, graças a Clio, padre) é o dia 10 de julho. Mesmo assim, se a reforma da nossa casa terminar antes, juntamos antes também. ___Diga-se de [...]

    ResponderExcluir