18 de fevereiro de 2012

A Religião Onipresente

___As religiões dizem para seus fiéis fazerem mil coisas que, principalmente hoje, não têm o menor sentido. Por conta das ignorâncias religiosas, vejo pessoas presas, sofrendo, não podendo levar a vida que querem, rejeitando outras pessoas, perdendo horas das próprias vidas em atividades vazias. Seus seguidores não costumam permitem que ninguém viva a margem dessas amarras. De todas as religiões, uma que vive a tentar me prender é a burocracia escolar.


Burocracia


___Início de ano letivo, por exemplo, parece um evento religioso tão importante para os pregadores quanto uma viagem a Meca ou carregar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara. São reuniões e mais reuniões que em que muito se fala sobre a importância de preencher diários, de se fazer chamada em todas as aulas, de passar no quadro-negro as competências e habilidades que serão ensinadas, de como ser preciso no preenchimento dos planos de trabalho docente.
___Passa-se a impressão que redigir o plano docente é mais importante do que preparar a aula; assinar um livro de ponto, mais necessário do que estar presente no horário; anotar na Bíblia no Diário de Classe que se ensinou, mais importante do que realmente ensinar. O pior é que não se trata apenas de impressão: tal qual entregar uma parte do salário para o pastor ou sacrificar o melhor boi para a divindade, todas essas burocracias são um gasto considerável, ocupam um tempo importantíssimo e, portanto, tornam as aulas mais pobres.


Burocracia


___Por mais que eu tente, não há muito como fugir. Assim como vejo parte dos impostos que eu pago serem gastos com enfeites religiosos no natal,* tenho de entregar um plano docente; do mesmo modo que entro em templos por conta de determinados eventos, vou até a secretaria entregar os Diários de Classe preenchidos. Mesmo assim, ainda acho ensinar mais importante do que louvar a Deusa Burocracia. E continuo ateu.


###
Burocracia, por Ivan Cabral
#####


P.S.: Como eu adoro ser professor e sei que ainda irei lidar com muita burocracia, talvez um dia eu consiga ser tão competente quanto essa moça:


[embed width="550"]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XXWZ3uAEKsw[/embed]


__________
* Ressaltando que as instituições religiosas não pagam impostos.

2 comentários:

  1. Sinceramente, eu algumas sinto essa distorção de realidade a métrica que deveria servir como indicador de uma realidade acaba virando objetivo.

    ResponderExcluir
  2. [...] ___Este ano, tivemos duas palestras. Infelizmente, elas foram completamente desperdiçadas. O que aconteceu foi, simplesmente, um culto à deusa que domina escolas, universidades, repartições públicas, hospitais. Uma missa em louvor à deusa Burocracia. [...]

    ResponderExcluir