17 de fevereiro de 2013

Prioridades na Educação

___Faz parte do trabalho de um professor se atualizar constantemente. É necessário aprender mais, revisar o que já se sabe, descobrir coisas novas. Infelizmente, nem todo professor faz isso: alguns por falta de possibilidade (pouco tempo, pouco dinheiro...), outros por falta de vergonha na cara.


___Tentando ajudar seus professores, uma das escolas que eu leciono mantém uma prática bacana. Todo ano acontece, no mínimo, uma palestra obrigatória para todo o corpo docente,* durante a reunião de início de ano.**


___Este ano, tivemos duas palestras. Infelizmente, elas foram completamente desperdiçadas. O que aconteceu foi, simplesmente, um culto à deusa que domina escolas, universidades, repartições públicas, hospitais. Uma missa em louvor à deusa Burocracia.


Palestras educacionais


___Reunir praticamente todo o corpo docente de uma escola e escolher falar de “Elaboração do Plano de Trabalho Docente” e “Preenchimento e Entrega das Papeletas”. Não há dúvidas que, para algumas pessoas, a Burocracia Escolar é mais importante que a Educação. Só gostaria de saber qual é o limite. Será que, no futuro, burocratas planejam sacrificar alunos com boas notas aos sagrados Diários de Classe?


###


___Em outra escola, a diretora distribuiu um texto de Gustavo Ioschpe, publicado em janeiro na Veja, intitulado “Se eu fosse prefeito”. Nem vou comentar sobre o quanto é triste a diretora ter selecionado algo publicado na Veja, vou apenas destacar dois trechos do texto:
a) “O maior problema de quem quer melhorar a educação é a solidão. (...) Os sindicatos de professores lutam apenas por maiores salários e menos trabalho.” (Trecho também destacado pela revista, podem conferir aqui).
b) “No caso dos diretores, a pesquisa mostra que o salário está relacionado ao desempenho: quanto mais altos os salários, maior o aprendizado das crianças da escola. Portanto, selecione e remunere bem os diretores da escola.”.


###


___Burocratas com palestras sobre a importância da burocracia e uma diretora defendendo uma busca por altos salários apenas para diretores. É tão bom perceber como existem pessoas “interessadas” na Educação.



__________


* Claro que apenas uma palestra é muito pouco. De qualquer modo, já é algo. Melhor uma do que nenhuma.


** Inclusive, comentei um pouco sobre a do ano passado aqui no Incautos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário