27 setembro, 2017

Kahlando as pinturas de Frida

Quadro - Frida Kahlo

___Mais e mais eu vejo, por todo canto, pessoas mortas imagens de Frida Kahlo. 

Roupa - Frida Kahlo

___Não estou dizendo que encontro pinturas da mexicana pelo mundo, estou falando que vejo, a torto e a direito, um monte de imagens representando a cara dela. O rosto da pobre Frida se tornou um item altamente comercializável. 

Bolsa - Frida Kahlo

___Mesmo que, por um lado, eu me divirta vendo algumas brincadeiras pops sobre um artista, também me parece um pouco triste o fato de um pintor ter mais referências à própria cara do que às suas obras. O caso da Frida acaba sendo um pouco mais triste, já que mais de um terço de suas obras são exatamente autorretratos.

Las dos Fridas (1939), Frida Kahlo
Las dos Fridas (1939)

___Outro ponto que também me incomoda é o fato de que o sofrimento era um dos temas frequentes nos trabalhos de Frida. Entretanto, para tornar mais palatável para vendas, a Frida que aparece em produtos nunca demonstra sofrimento. E, pior, em alguns dos casos ela é, inclusive, embelezada – com a retirada do buço, por exemplo. 

Autorretrato con collar de espinas (1940), Frida Kahlo
Autorretrato con collar de espinas

___Um bom exemplo é o Autorretrato con collar de espinas, de 1940. Ela, literalmente, retratou-se com um colar de espinhos furando seu pescoço, sangrando e com um beija-flor morto como pingente. Nas imagens de camiseta “inspiradas” no quadro, não sobra nada da dor. 

Roupa - Frida Kahlo

___Já que a Frida era comunista de carteirinha, fica fácil de citar o Marx dizendo que “todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. (...) a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.”.

#####

P.S.: Caso não tenha ficado claro, acho que vale ressaltar no post-scriptum: o texto é simplesmente uma reflexão sobre utilizar imagens aleatórias com a cara da Frida Kahlo, ao invés das pinturas com autorretratos que ela mesma fazia. Não estou dizendo, de maneira alguma, que ninguém pode retratar a Frida como quiser ou usar camisetas com o rosto dela. Alguns artistas, inclusive, contam com trabalhos bem interessantes com a imagem da Frida: o fotógrafo (e seu ex-amante) Nickolas Muray e o ilustrador Fabian Ciraolo, com a já clássica Frida com a camiseta do Daft Punk. 

Frida Kahlo por Fabian Ciraolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter