Vídeo-aula sobre a perspectiva matemática que passou a ser utilizada nas pinturas a partir do século XV.
Bibliografia,
fontes e materiais utilizados:
- Retrato anônimo de Filippo
Brunelleschi. Século XV.
- ALBERTI, Leon Battista. Autorretrato. Século XV.
- AUDIONAUTIX (http://audionautix.com/).
Renaissance. Trilha sonora. 2015. https://www.youtube.com/audiolibrary.
- BERNINI, Gian Lorenzo. O Rapto de Proserpina. 1621-22.
- BURKE, Peter. O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
- DUCCIO di Buoninsegna. Anunciação da morte da Virgem. 1308-11.
-
GOMBRICH, Ernst. A História da
Arte. São Paulo: LTC, 2000.
- HARRIS, Beth; ZUCKER, Steven. Linear
Perspective: Brunelleschi's Experiment. 2011. https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/beginners-renaissance-florence/v/linear-perspective-brunelleschi-s-experiement.
- LEONARDO da Vinci. A Última Ceia. 1495-98.
-
MINNESÄNGER. Codex Manesse (Große Heidelberger Liederhandschrift). Alemanha:
Universitätsbibliothek Heidelberg. Original: c. 1300-40. Digitalizado:
2008. https://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/cpg848/.
- NEPI,
Giovanna Scirè. Treasures of Venetian
Painting. Veneza: Arsenale Editrice, 2006.
- PERUGINO, Pietro. Entrega das Chaves. 1481.
- SANZIO, Rafael. Escola de Atenas. 1509-10.
- SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1994.
- TINTORETTO (nome artístico de Jacopo
Robusti). A Última Ceia. 1592-94.
- TINTORETTO (nome artístico de Jacopo
Robusti). Autorretrato. c. 1587-88.
- TINTORETTO (nome artístico de Jacopo Robusti). O roubo do cadáver de São Marcos. 1566.
Nenhum comentário:
Postar um comentário