31 de dezembro de 2021

A solução de todos os problemas: dê mais dinheiro para as Forças Armadas

Há quase um ano, em janeiro de 2021, quando pessoas em Manaus estavam morrendo por falta de oxigênio, o general Hamilton Mourão, vice-presidente do país, disse que “O governo está fazendo além do que pode dentro dos meios que a gente dispõe. Agora, eu já falei aqui para vocês várias vezes a respeito da Amazônia. Na Amazônia as coisas não são simples, (...) você só chega lá de barco ou de avião. Qualquer manobra logística para você, de uma hora para outra, aumentar a quantidade de suprimentos lá requer meios que, vamos colocar aí, a Força Aérea até alguns anos atrás tinha Boeings”. O vice-presidente continuou então defendendo que, se as Forças Armadas tivessem mais recursos, tudo estaria resolvido.

Literalmente, em meio a uma bruta calamidade, com um monte de gente morrendo sem ar, morrendo de uma maneira horrível, o infeliz não teve vergonha na cara e foi lá defender mais grana no bolso dos seus. Agora, em dezembro de 2021, outra tragédia atinge a Bahia. No caso, enchentes. Partidários das Forças Armadas, presidente de férias incluso, enfatizam a ação do exército. Ação que, claramente, não tem sido o bastante.



            Na Antiguidade, em meio às guerras de gregos contra persas, os gregos fundaram a Liga de Delos. Grosso modo, uma união de cidades-Estado que enviavam recursos para a Liga que, então, defenderia os gregos de ameaças externas. Atenas, liderando a Liga, desviou os recursos da Liga de Delos e os investiu na própria pólis. Inclusive, parte dos recursos serviram para fortalecer a marinha ateniense.

            Forte, Atenas passou a mandar na Grécia. Quem não era ateniense não achou essa história muito bacana. Resultado: décadas de guerras de gregos contra gregos que acabou por enfraquecer a Grécia. Tivemos outra pessoa na presidência que explicou muito bem esse acontecimento.

Agora eu volto para a fala do vice-presidente Mourão utilizando uma crise humanitária como desculpa para defender mais recursos para as Forças Armadas. Dar mais dinheiro para as Forças Armadas resolverá qualquer problema? A pergunta mais importante é: resolverá para quem?

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário