*****
_____Para falar a verdade, não há leitura que eu consuma de maneira passiva – como quem fica, quase que babando, a assistir os comerciais da televisão, durante o intervalo de algum filme. Se a leitura não vale a pena, não leio (nunca olho as cartas que recebo do banco. Elas se amontoam e depois são jogadas fora. Algum dia ainda vou ter problemas...). Invariavelmente alguma reflexão acaba por ser feita em meio a boas leituras. Os meus blogs prediletos eu sempre deixo indicados ao lado, nas minhas “Leituras de cabeceira”. Quando descubro um blog novo (não leio muitos blogs), acompanho por algum tempo, se acho que vale a pena, viro leitor fiel e deixo indicado, como um presente para os leitores; se não prestam, deixo de ler.
_____Segundo as “regras” do Thinking Blogger Award, tenho de escolher cinco que me fazem pensar. Escolhi cinco que me divertem, mas que, boas leituras que são, cada um ao seu modo, acabam me obrigando a repensar opiniões que tenho, notícias que li, livros que gostei, meu cotidiano e afins. Para um leitor do blog, nenhum deles é novidade. Normalmente, cito-os sempre que algo de relevante a um assunto que eu estava a falar é dito ou mesmo quando fico por demais impressionado com algum texto.
_____Os blogs são os seguintes:
a) Liberal Libertário Libertino, por Alex Castro. De longe o meu blog preferido. Escritor talentosíssimo, o Alex já foi assunto aqui do Blog por diversas vezes; deixo, portanto, que ele mesmo descreva o LLL: “Um blog sobre rebeldia, contemplação e sacanagem, regado a muita literatura e humor. Nosso assunto são as várias prisões que acorrentam o homem, como ambição, verdade e medo.”.
b) Ao Mirante, Nelson!, por Nelson Moraes. Tendo sempre a literatura como um norte, eu não poderia deixar de indicar o Almirante Nelson. Às vezes falando do que ninguém mais se lembra de falar, outras, do que todos estão falando. Entretanto, sempre com uma abordagem literária e fora do comum. Um leitor desatento, passaria pelo blog achando que só leu bobagens. Creio que o autor confirmaria. Não acredite nele.
c) :. apocalipse motorizado, por Luddista. Talvez o único blog realmente monotemático que eu leio, o :. apocalipse motorizado reflete sobre a vida contemporânea, a nossa sociedade capitalista, dominada pela cultura do automóvel. Com grandes elogios às bicicletas (sem ser xiita como grande parte dos blogs que trata sobre o assunto), Luddista fala sempre sobre o mesmo tema, trazendo reflexões sempre muito bem embasadas e inéditas. A leitura do blog foi um grande passo para que meu dia-a-dia começasse a mudar.
d) Jesus, me chicoteia!, por Marco Aurélio Gois dos Santos. Importante debate da humanidade, nada como poder refletir sobre religião depois de ter passado pelas mãos (no bom sentido...) de Marco Aurélio. Seu talento literário, sua formação atípica, suas visões de mundo (um bom tanto de vezes direitistas, é verdade) e a Bíblia recontada fazem da leitura de Jesus, me chicoteia! parada obrigatória para aqueles que se interessam (ou não...) reflexivamente por religião.
e) Ranzinza, por
Allan Sieber Talk to Himself Show, o Cocadaboa, o Contraditorium, o Pensar Enlouquece e o Surra de pao mole também deveriam estar citados para tentar fazer uma lista de blogs que me fazem pensar mais próxima de ser completa.
Thinking Blogger Award, entretanto sou obrigado a acrescentar que o
Nenhum comentário:
Postar um comentário