7 de junho de 2007

Verdades sobre a ignorância

_____Ontem, o Marco Aurélio, do Jesus, me chicoteia!, escreveu um post em que ironizava a completa falta de vergonha na cara que os publicitários tem nos dias de hoje na hora de fazer uma campanha publicitária. Ele reclamava que, segundo entrevista dos próprios publicitários da Volkswagen, a campanha “Verdades sobre o Gol” era inspirada no (ou, segundo o Marco Aurélio, uma cópia deslavada do) site Chuck Norris Facts (site que ficou bem famoso brincando com a idéia de que Chuck Norris é completamente onipotente).

_____Nas palavras do Marco Aurélio, “Acho que a profissão de publicitário nunca foi tão fácil quanto hoje: basta esperar aparecer uma febre na internet. Aí cria-se uma campanha inspirada no hype e com apoio de um site cujo conteúdo é totalmente produzido pelos visitantes. Trabalhão, hein?”. O problema está, exatamente, na falta de dedicação dos publicitários na campanha. Deixar a coisa completamente solta pode fazer com que a “brincadeira publicitária” acabe se tornando uma piada.

_____Dei uma rápida olhada no site da campanha após ler a postagem do Jesus, me chicoteia! e cliquei nas “Top 10”, para poder ver as 10 principais propagandas ou algo assim. Então, cruzo com a oitava colocada a “Verdade Nº 4070 sobre o Gol”. E qual é a verdade? “Se Dom Pedro tivesse vindo de Gol descobrir o Brasil, ele teria sido descoberto antes dos dinossauros!!!”.

_____Maravilhoso! Quase cai da cadeira de tanto dar risada. O pessoal do marketing da Volkswagen deixou tudo tão solto nessa campanha publicitária que, uma das melhores “Verdades sobre o Gol” fala que quem descobriu o Brasil foi Dom Pedro.

_____Eu acho que poderiam terminar a campanha agora dizendo que uma das verdades sobre o Gol é que você pode usá-lo para ir à escola estudar. Pedro Álvares Cabral agradece.

P.S.: O sempre genial Allan Sieber aproveita para ilustrar muito bem esta postagem com uma charge recentemente publicada:

Allan Sieber - Publicitário

3 comentários:

  1. Ahah cara tem neguinho que nao cria nada so copia mesmo ...
    Alias tem publicitário que se formou em curso a distância né possivel , faz peças horriveis ...
    mas em contra partidda ha gente excelente e grandes peças brasileira ...

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Sou fã inconteste de muitas peças publicitárias. Alguns comerciais são tão bons quanto certos poemas.

    ResponderExcluir
  3. Publicidade tem várias coisas legais (o Brainstorm 9 não me deixa mentir), mas às vezes decepciona. Estas campanhas do Gol, do Pallas e aquela com a banda Uncle, só para ficar nos exemplos com carros, são péssimas.

    ResponderExcluir