23 de outubro de 2008

Satyrianas: à prova de desculpas

_____– Claro, eu a-do-ro teatro.
_____– E o que tem visto de bom?
_____– Nada. Não tenho tido tempo.

_____Todo mundo tem um conhecido que se finge de intelectual, um cara meio Conselheiro Acácio.* Obviamente esse chato vive a citar centenas de livros que ele fingiu ler, tem opiniões formadas sobre tudo e, claro, como ele acha que isso é coisa de gente inteligente, diz que a-do-ra teatro. Os verdadeiros freqüentadores de teatro, entretanto, sabem que, no máximo, ele viu, nos últimos seis meses, uma peça com um ator famosinho da televisão. Quando um grupo está indo ao teatro, o acaciano, invariavelmente, tem uma desculpa pronta para recusar.
_____De hoje (dia 23) até domingo (26), esse tipo de chato vai ter de se esforçar um pouco mais para dar desculpas. Festejando o início da primavera, o grupo dos Satyros organiza, aqui em Sampa, as deliciosas Satyrianas: quase 80 horas seguidas de teatro e outras atividades culturais, predominantemente na Praça Roosevelt e região (mais detalhes e horários no site do grupo).



_____Como vai ser possível encontrar peças a qualquer hora, de manhã à madrugada, da hora do almoço à hora da janta, falta de tempo não vai ser bem uma desculpa que vai colar muito.
_____“Serial legal, mas eu estou duro.”.
_____Dinheiro também não vai ser motivo para não ir. O espectador é que define o preço do ingresso.
_____“Tô meio perdido. Não sei o que ver.”.
_____Vai ser possível ver tudo o que é tipo de peça. De clássicos a hiper modernos; de grupos desconhecidos a gente famosa; de comédia a drama. Pessoalmente, estou morrendo de vontade de ver algum dos trabalhos do Otávio Martins.
_____“Não posso ir. A minha namorada disse que vamos ter um fim de semana de sexo animal.”.
_____Oras, o evento é na Praça Roosevelt, cheio de gente de teatro. Leve a namorada que ainda surge a chance de ser sexo animal a três ou coisas do tipo. Sem contar que A Filosofia na Alcova e Os 120 Dias de Sodoma, do Marquês de Sade, vão estar em cartaz.
_____Agora, se o seu conhecido que se finge de intelectual conseguir arrumar uma desculpa para não ir, aconselho, seriamente, a dizer para ele tentar ganhar cultura de verdade, pois ele tem um bom talento para ficcionista.

#####


P.S.: Para os meus leitores não-paulistanos, como a Ro Costa, lamento muito. Mas, saibam que as Satyrianas acontecem todo ano, nesta mesma época. Tentem se organizar para o ano que vem.



__________
* Só a bailarina que não tem.

4 comentários:

  1. Puxa!Acontece todo ano?Que bacana!. Mas nada de deixar para fazer amanhã o que se pode fazer hoje... hehehehe.
    Tentarei convencer alguns amigos ir no dia 26. Se você não estiver muito ocupado e puder traçar o itinerário agradeceria muito do contrário a desculpa será:

    - Eu não sei andar sozinha por Sampa, na verdade me perco até no bairro que moro uns quinze anos heheehe.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. olá Ulisses

    Muito Red Bull, café e coca-cola pra vc.

    abs

    ResponderExcluir
  3. É um prazer poder ajudar.

    Olha, o local principal para o qual você tem de ir é para a Praça Roosevelt. Se você vier de ônibus, vc deve descer na estação Tietê, pegar o metrô até a estação Consolação e, de lá, caminhar um bom tanto pela Rua da Consolação (até encontrar a Igreja Nossa Senhora da Consolação e a Praça Roosevelt).

    Se vierem de carro, é só achar a Av. Paulista. De lá, vão até o fim da Paulista (lá pelo número 2000), pegar a Consolação e descer.

    Quer mais algum detalhe? Tem mais alguma dúvida?

    ResponderExcluir
  4. [...] leitora do Ulisses e li lá no seu ótimo Incautos do Ontem sobre esse festival de teatro então fui eu, minha filha e meu amigo Thiago domingo e nos [...]

    ResponderExcluir