24 novembro, 2009

Salsa

___Como meus leitores sabem que eu trabalho com dança de salão, volta e meia aparece alguma leitora querendo dançar a dois algum e-mail na minha caixa postal pedindo indicação de leituras, baladas, aulas. Ultimamente, a maioria das perguntas tem sido sobre salsa. Sendo assim, resolvi dar uma dica valiosíssima para quem se interessa pelo assunto.
___Para os leitores que nem imaginam sobre o que diabos eu estou falando, vou começar bem do bê-a-bá: salsa (dança) é um estilo de dança usado normalmente para se dançar salsa (música). Fica um vídeo de exemplo (coreografia de Anita Santos e Adrian Rodriguez):






___Explicado isso, vamos à indicação. O salseiro Gustavo Lilla, um dos melhores professores de salsa com quem já trabalhei, lançou um site que trata principalmente da dança. Por lá, é possível encontrar informações clássicas (como grandes músicos de salsa), outras raras em português (como História da salsa) e outras raras em qualquer língua (como teoria musical aplicada à salsa). Encontra-se dicas para dançar, videozinhos didáticos, glossário com termos da música e da dança. Um prato cheio para interessados de todos os níveis.
___Para aqueles que ainda estão engatinhando, nada melhor do que começar conhecendo a música. O site do Gustavo tem uma rádio online com vários estilos de salsa. Aconselho fortemente a começar pela estação de “Salsa Clássica” e depois pular para a de “Latin Jazz”. Aumentem o som e divirtam-se.

#####



P.S.: Outro dia troquei uns e-mails com o Inagaki sobre salsa e ele me indicou mais uma fonte para ouvir o ritmo latino. Divido a indicação com vocês.
P.P.S.: Para terminar este texto de indicações salseiras, termino com uma destinada apenas para os leitores que não se influenciam facilmente. O melhor seriado para se ver e ouvir salsa é o do serial killer Dexter. Apreciem com muita moderação. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter