12 de junho de 2010

Ilíada

___Ó, Gloriosa Musa. Ó, filha de Zeus e da Memória. Ó, Divina Clio. Acorde e abençoe o grande Martín Cristal.
___Clio, você que concede fama, dê toda a sua atenção a Cristal. Coroe-o, também, de louros, pois hoje os préstimos que ele forneceu à História foram, sem dúvida, dignos de um panteão.




___Deixando minha empolgação afetada de lado, acho bom explicar porque resolvi convocar uma divindade grega para elogiar Martín Cristal.


###


___Desde o finalzinho de 2008, o escritor argentino Martín Cristal resolveu publicar em seu blog alguns gráficos e esquemas que ajudam a organizar as principais ações da Ilíada, de Homero.


___Sem ler o livro, não tem tanta graça. É bom ter em mente que o trabalho de Cristal é um apoio à leitura da obra. O fato é que está tudo tão bem marcado e organizadinho que não tem como não ficar com vontade de pegar a Ilíada e começar uma (re)leitura.



___Acho que já vou preparar algumas aulas sobre Grécia Antiga para o ano que vem.


#####


P.S.: Descobri o trabalho fabuloso de Martín Cristal graças ao blog Chapéu, Chicote e Carbono-14. Que Clio também o abençoe.
P.P.S.: Aproveitando o assunto, os mapinhas que costumam traçar o caminho que Dante percorreu na Divina Comédia também são ótimos para acompanhar a leitura. Não adentre o Inferno sem um.


3 comentários:

  1. Acabei de ler O Inferno de Dante recentemente, deu pra entender pra entender tuo, pois o livro tinha váááárias anotações e explicações. Mesmo assim algumas coisas ainda não tinham ficados claras então fui buscar um ilustração, achei essa aqui:

    http://4.bp.blogspot.com/_yTI7VW0lyqM/SDrJH6fsDwI/AAAAAAAAAAc/NMJE36wJ7lM/s1600-h/Inferno_Persp.jpg

    Realmente, acho que se tivesse começado o livro j´[a com o mapa teria sido bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. A edição da Divina Comédia, Gabriel, com as melhores notas, é a com tradução, introdução e notas de Cristiano Martins, da editora Itatiaia (essa aqui: http://www.jacotei.com.br/divina-comedia-a-dante-alighieri-8531907934.html?af=8472). Mesmo com ela em mãos, o meu conselho é que você leia o restante da Commedia com um mapinha do Purgatório e do Paraíso em mãos.

    ResponderExcluir
  3. Aaaah, Trida! Comeu bola, heim? Só no ano que vem? Poxa, podia fazer de leitura complementar nas férias! (Infelizmente só assim para eu dar tanta prioridade à Ilíada na minha lista de livros à ler e passá-lo na frente. Tanta coisa chegou antes.... )




    obs: "tanta coisa chegou antes" não, não falo de saga crepúsculo e outras tristes estórias adolescentes sobrenaturais. Estou em busca de uma série de coisas do Asimov e do Philip K. Dick; só falta o investimento e tempo :/

    ResponderExcluir