4 de julho de 2010

Elogio por excelência

___Foi de incerta feita, um professor me contava uma história de como havia reagido a uma intempérie de sala de aula. Empolgado com a narrativa, eu disse: “Nossa, adorei! Foi uma reação completamente pervertida.”. Ele fechou a cara e disse que aquilo nada tinha de sexo ou perversões. O rumo da conversa mudou e acabamos discutindo por um tempão o que é perversão.


###


___Mesmo sabendo que as pessoas praticamente só usam a palavra de maneira pejorativa, gosto de usar “pervertido” como um elogio. Para falar a verdade, a palavra me parece quase um elogio por excelência.
___Perverter é perturbar a ordem das coisas; é, portanto, um ótimo caminho para trazer o novo. Quem perverte, desvirtua, inventa, muda, questiona, sai dos padrões. Sexualmente falando, então, a palavra parece ainda melhor. O pervertido é quem não fica apenas no papai-mamãe, quem faz o que realmente quer, quem sai do armário, é quem se realiza.
___Claro que é possível usar também a palavra de maneira negativa. Porém, abrir um pouquinho mais os olhos e perverter esse modo de ver me parece bem mais rico.


###


___Fabiana Terra é a dona da academia de dança em que trabalho. Ela não apenas é uma das dançarinas mais talentosas do país, como, também, é uma ótima professora. Mesmo assim, raramente foge dos padrões.
___Dia desses, depois de me ver dançando do meu jeito atípico, Fabiana olhou para minha namorada e perguntou: “Seu namorado não gosta de ser normal?”. A mulher que eu amo fez a maior cara de dúvida e perguntou “Como assim?”.
___– Oras, ele sabe fazer direito. Por que ele vive fazendo desse jeito estranho?
___Minha gatinha apenas sorriu.


###


___Não é um modo muito comum de se tocar bateria...








... mas, sempre parece que o Steve Moore está se divertindo – e, o mais interessante, o resultado musical também é bom.


###


___Reza a lenda que, há muito tempo, um grego meio feio começou a questionar as pessoas, fazendo com que elas refletissem. Isso fez com que ele conseguisse muitos seguidores, mas também lhe valeu uma condenação à morte.
___Por que o castigaram de maneira tão severa? Simples: ensinando aqueles que o seguiam a perguntar sobre tudo, ensinando-os a questionar, Sócrates estava a “corromper a juventude”.


###


___Sei que usar uma palavra da maneira menos usual provavelmente não vai me levar à morte; também sei que aprender a pensar em tudo – até nas palavras – de maneira pervertida, só faz com que o mundo torne-se um lugar mais interessante para se viver. No entanto, o mundo todo sabe que seguir os padrões, caminhar pelo já traçado, fazer o que é aceito não apresenta quase perigo nenhum e é sempre mais fácil.
___O fato é que a minha escolha é fazer como eu realmente quero. O mundo que tenha o trabalho de me olhar como um ser estranho e me mande tomar cicuta.


#####


P.S.: Viram como eu perverti a palavra perversão? Sem precisar de links, vídeos, belas mulheres, filósofos gregos e um elefante dermatologista, o fabuloso Guimarães Rosa fez uma brincadeira parecida. Claro, a brincadeira do Guimarães foi feita com muito mais propriedade e lirismo. Para quem não sabe do que eu estou falando, leia o conto “Famigerado” e delicie-se.


6 comentários:

  1. Também adoro subverter a língua, pena que ando fazendo isso com cada vez menos frequência. Sei lá por quê. =/

    ResponderExcluir
  2. O problema dessa pequenas "perversões" da língua é que nem sempre as pessoas são ou estão receptivas ao novo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa....esse cara da bateria não precisa animar a festa....ele É a festa!

    ResponderExcluir
  4. Bem que eu sabia que muitas pessoas gostam de levar por trás muitas das coisas que dizemos.
    O cara é festa mesmo mais toca bem o.o e o guitar entao *--* nossa amei o video.

    ResponderExcluir
  5. [...] This post was mentioned on Twitter by Rodrigo Cássio, Rodrigo Cássio. Rodrigo Cássio said: Meu vizinho de blog, Ulisses Adirt, elogiando a perversão: http://bit.ly/c5hbqG [...]

    ResponderExcluir
  6. Bom, quem te conhece bem sabe que vc é um cara totalmente pervertido..hahaha Por isso todos gostam tanto de vc!
    Abção!

    ResponderExcluir