2 de novembro de 2010

Coleção Chico Buarque

___Comprar CDs originais de música tornou-se um hábito razoavelmente raro; entendo perfeitamente e não critico quem não compra. CDs costumam ser caros, complicados de serem carregados/armazenados e seu conteúdo pode ser baixado, sem grandes dificuldades, pela internet. Por isso mesmo, atualmente, um dos poucos motivos que podem me levar a comprar um CD de música, é se encontro com ele mais do que apenas música.
___Essa foi, para mim, uma surpresa muito positiva da Coleção Chico Buarque. Convidado pela agência de comunicação e relacionamento digital Grudaemmim para divulgar a Coleção aqui no blog, tomei contato com o primeiro disco. Não só o conteúdo musical é ótimo, como, também, o livreto que acompanha o CD é bastante interessante.
___Deixem-me explicar qual a ideia da coleção. Toda semana é relançado um disco do Chico. Exatamente isso, relançado. Um determinado disco é escolhido (veja cada um deles aqui) e lançado tal qual o original: com as mesmas músicas, ordens, capa (mas, claro, em formato de CD). Além do próprio disco, cada número da coleção vem com um livreto. É aí que está o extra que fez com que eu me empolgasse.


Coleção Chico Buarque - Volume 6


___Cada livrinho conta a história do disco que o acompanha (como foi o lançamento, se as músicas sofreram censura), um pouco da biografia do Chico Buarque e uma seleção interessantíssima de fotografias da época*. Em um curso de História, esse material (com o disco, claro) seria diversão garantida por um bom tempo.
___Quem se interessou, pode adquirir a coleção em bancas de jornal ou no site. Comprando por este link aqui do blog, os leitores recebem um desconto de 20% (maior que o do site da Abril). Quem se interessou, mas não pode gastar, dê uma passada no blog da Coleção; sempre rolam alguns textos interessantes sobre os discos lançados e afins.


#####


Nota: Depois do rolo que aconteceu –, com blogueiros acusando a Abril de ter colocado a foto de Serra na década de 70 no encarte do primeiro CD como artimanha política e com o editor da Coleção se defendendo –, achei melhor deixar para publicar este texto agora, pós-eleições.


__________
* Claro que fotografias de época podem ser uma desvantagem. O Chico ficava horrível de bigode. ;-)

2 comentários:

  1. Essa ideia do livreto é muito bacana. Eu tenho vários discos de uma coleção chamada História da Música Popular Brasileira com o mesmo espírito: o disco dentro de um livreto com várias fotos e informações sobre a vida e obra do cantor: Tom Jobim, Jorge Ben (ainda não tinha trocado o nome kkk), Gilberto Gil, Hermeto Pascal, Caetano Veloso, Edu Lobo e vários outros... sim ainda escuto vinil kkkk... Eu só não vou comprar porque tenho vários cd's dele e ainda todos os discos de vinil com ele na capa de bigode, sem... mas sempre lindo por demais!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero brincar no teu corpo feito bailarina
    Que logo se alucina
    Salta e te ilumina
    Quando a noite vem
    E nos músculos exaustos do teu braço
    Repousar frouxa, murcha, farta
    Morta de cansaço.
    ;)

    ResponderExcluir