___Comprar CDs originais de música tornou-se um hábito razoavelmente raro; entendo perfeitamente e não critico quem não compra. CDs costumam ser caros, complicados de serem carregados/armazenados e seu conteúdo pode ser baixado, sem grandes dificuldades, pela internet. Por isso mesmo, atualmente, um dos poucos motivos que podem me levar a comprar um CD de música, é se encontro com ele mais do que apenas música.
___Essa foi, para mim, uma surpresa muito positiva da Coleção Chico Buarque. Convidado pela agência de comunicação e relacionamento digital Grudaemmim para divulgar a Coleção aqui no blog, tomei contato com o primeiro disco. Não só o conteúdo musical é ótimo, como, também, o livreto que acompanha o CD é bastante interessante.
___Deixem-me explicar qual a ideia da coleção. Toda semana é relançado um disco do Chico. Exatamente isso, relançado. Um determinado disco é escolhido (veja cada um deles aqui) e lançado tal qual o original: com as mesmas músicas, ordens, capa (mas, claro, em formato de CD). Além do próprio disco, cada número da coleção vem com um livreto. É aí que está o extra que fez com que eu me empolgasse.
___Cada livrinho conta a história do disco que o acompanha (como foi o lançamento, se as músicas sofreram censura), um pouco da biografia do Chico Buarque e uma seleção interessantíssima de fotografias da época*. Em um curso de História, esse material (com o disco, claro) seria diversão garantida por um bom tempo.
___Quem se interessou, pode adquirir a coleção em bancas de jornal ou no site. Comprando por este link aqui do blog, os leitores recebem um desconto de 20% (maior que o do site da Abril). Quem se interessou, mas não pode gastar, dê uma passada no blog da Coleção; sempre rolam alguns textos interessantes sobre os discos lançados e afins.
#####
Nota: Depois do rolo que aconteceu –, com blogueiros acusando a Abril de ter colocado a foto de Serra na década de 70 no encarte do primeiro CD como artimanha política e com o editor da Coleção se defendendo –, achei melhor deixar para publicar este texto agora, pós-eleições.
__________
* Claro que fotografias de época podem ser uma desvantagem. O Chico ficava horrível de bigode. ;-)
Essa ideia do livreto é muito bacana. Eu tenho vários discos de uma coleção chamada História da Música Popular Brasileira com o mesmo espírito: o disco dentro de um livreto com várias fotos e informações sobre a vida e obra do cantor: Tom Jobim, Jorge Ben (ainda não tinha trocado o nome kkk), Gilberto Gil, Hermeto Pascal, Caetano Veloso, Edu Lobo e vários outros... sim ainda escuto vinil kkkk... Eu só não vou comprar porque tenho vários cd's dele e ainda todos os discos de vinil com ele na capa de bigode, sem... mas sempre lindo por demais!!!!!
ResponderExcluirQuero brincar no teu corpo feito bailarina
ResponderExcluirQue logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem
E nos músculos exaustos do teu braço
Repousar frouxa, murcha, farta
Morta de cansaço.
;)