28 de março de 2011

Ateísmo e Literatura

___Gostar de ler e gostar de História é exatamente o que me ajudou a ser ateu. Sabem como é, né?, é difícil continuar acreditando em alguma divindade quando você entende que a existência de deuses era apenas um subterfúgio que as pessoas da Pré-História e da Antiguidade usavam para explicar fenômenos que não conheciam, para obrigar membros da população a agir de determinadas formas, essas coisas.
___Divertidamente, a própria Literatura, que conseguiu me afastar definitivamente da religião, foi a mesma que chegou mais perto de me fazer acreditar no numinoso. "A última pergunta", conto do Isaac Asimov, e o livro A coisa não-deus, de Alexandre Soares Silva, acabaram me permitindo, neste ano, uma visão do Religioso que eu não tinha fazia muito tempo. São textos que, com certeza, não vão transformar o leitor em um crente, mas podem lhe permitir um olhar mais simpático para o assunto.

8 comentários:

  1. Olá amigo,gostei do seu Blog criei o meu esses dias estou feliz pelo seu noivado,e por esse seu post + recente também ...parabéns tenha uma ótima semana...

    ResponderExcluir
  2. "Sabem como é, né?, é difícil continuar acreditando em alguma divindade quando você entende que a existência de deuses era apenas um subterfúgio que as pessoas da Pré-História e da Antiguidade usavam para explicar fenômenos que não conheciam, para obrigar membros da população a agir de determinadas formas, essas coisas." Perfeito.

    Também parece difícil, para mim, acreditar na possibilidade de transformação histórica quando tudo, no fim do caminho, esbarrará na página sagrada. Ou ainda quando a solução está em um "outro lado" prometido e temido.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vou adotar a recomendação do conto do Asimov, mas vou passar a do livro... tem um pilha de coisas que eu quero ler que eu já comprei e vem aumentando e eu não dou conta. Decidi que só compro algo para ler quando eu conseguir reduzir essa pilha.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ulisses! Muito bom o conto do Asimov.
    Muito instigante! Obrigado pela recomendação!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ainda na prateleita de "I Want To Believe" do Asimov, vale a pena ler "A última resposta" http://thahy.com/2010/08/ultima-resposta/ .

    E sempre, se o tema é religião, não é inútil recomendar O Poder do Mito do Campbell.

    ResponderExcluir
  6. a ultima pergunta

    há deus

    ahora há....

    é fraquito....mas enfim

    mas pois que Deus assi quer

    ó inimigo americano

    vá tudo como quiser

    que vá para o céu ou pró cano

    tarde ou cedo há-de morrer

    em todos os homis um cristo em todos os cristos um homi

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas visitas tenha uma ótima semana...

    ResponderExcluir
  8. Me surpreendeu o conto de Asimov. Apesar de não ser um conto que possa chegar a mudar qualquer ponto de vista religioso, dá pra ter uma noção diferente de outros pensamentos mais aprofundados.

    Recomendarei o texto a muitos outros de agora em diante, pois a leitura em si é muito instigante.

    ResponderExcluir