24 de maio de 2011

Notícia manipulada

___Quando se aprende minimamente a analisar textos, fica bem fácil perceber manipulações baratas para convencer os leitores. Há mais ou menos um ano, fiz uma análise de um texto do portal Terra mostrando isso e, creio eu, vale a pena repetir o exercício.


###


___Por conta das condições de trabalho precárias, dos salários ridículos, dos direitos não pagos (assunto sobre o qual falei, também, no ano passado), alguns profissionais das Escolas Técnicas e das Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza, resolveram entrar em greve. O assunto foi praticamente ignorado pela grande imprensa. Para chamar um pouco mais de atenção para o movimento, os apoiadores da greve fizeram, na última sexta, um pequeno ato na Avenida Paulista.
___Ao noticiá-lo, o portal de notícias da Globo, o G1, posicionou-se, confortavelmente, à direita e, tentando parecer isento, transpirou partidarismo parcialidade. Seria possível analisar o artigo inteiro. Acredito, entretanto, que só a manchete e seu complemento já ilustram bem o que me interessa.
___A manchete, que esquece a participação de outros funcionários e alunos, é: “Em greve, professores das Fatecs e Etecs fazem protesto na Av. Paulista”. Mais ilustrativo ainda é o complemento “Cerca de 250 pessoas participam do movimento, segundo a PM. Categoria não aceitou reajuste salarial de 11% anunciado pelo governo.”.


Greve Etecs e Fatecs 2011 - Manchete do G1


___Logo depois do assunto básico da greve, o complemento cita os números baixos fornecidos pela PM –, deixando clara a mensagem de que se trata de uma greve com poucos interessados. Mais do que isso, a frase seguinte ressalta o aumento dado pelo governo –, desenhando um retrato dos grevistas como reclamantes de barriga cheia, já que um aumento já foi dado.
___Acreditar que citar números é agir de maneira isenta é quase tão ingênuo quanto levar a sério a virgindade de uma grávida. Mencionar – não só na manchete, mas no texto todo – apenas o número de participantes estimados pela PM (250), é tomar partido contra a greve. Uma organização que defende o governo obviamente calculará para baixo o número de sediciosos. Só para mostrar a diferença, o número de participantes calculado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (interessado em calcular para cima) foi de 2000 pessoas.
___Mais engraçado e digno de nota ainda, é que a reportagem do G1 diz que o número de manifestantes calculado pela PM é de “cerca de 250 pessoas”, enquanto o artigo do Correio do Brasil afirma que “De acordo com a Polícia Militar, o protesto teve cerca de 300 pessoas”. Sei que os milicos nunca foram muito famosos pelos seus talentos matemáticos; mesmo assim, essas citações são estranhas.


###


___Já que o assunto é a greve das Etecs e Fatecs, vale ilustrar um pouco mais o texto com alguns dos cartazes divertidos que sempre surgem nesse tipo de movimento.


Greve - Etecs e Fatecs 2011
Greve Etecs e Fatecs 2011



Greve - Etecs e Fatecs 2011
Greve - Etecs e Fatecs 2011
###


___É bom lembrar: fiz toda uma análise da manchete do G1, demonstrei um pouco como fazer uma leitura menos ingênua, etc.. Sendo assim, não sejam ingênuos, não citei os números que citei, não coloquei as imagens que escolhi à toa.
___Por fim, tenho de dizer: não consigo imaginar como alguém pode defender um governo que paga 10 reais por aula para professores trabalharem em salas de 40 alunos.

2 comentários:

  1. EU estava lá e posso afirma aos SRs da comunicação do G1, uma das empresas do grupo GLOBO comunicação (MANIPULADORA DE OPINIÃO) diga-se de passagem, que o número era muito maior!!! MAIS DE 2000 pessoas!!!
    o legal que está mesma empresinha de comunicação, que apoia a putaria do carnaval no rio e em sao paulo apenas para proteger interesses próprios, foi a mesma empresa que apoiou o MILITARISMO, vcs tem sangue na mão!!! e hj tem como lema mostrar um país que não existe, empresas que alteram até calendario e hr do esporte no brasil, pra poder tapa ignorantes com novelinhas que mostra a realidade da minoria da população que não pertence a ELITE!!!

    Só não se esqueça que vcs senhores da telecomunicação, são PIORES que os bandidos que são mostrados em suas programações, pois eles matam 1 maximo 2 e vcs matam milhares, matam de vergonha, matam nas filas dos hospitais e matam também de ignorância quando não agem com o papel dos senhores de INFORMAR.

    ResponderExcluir
  2. [...] alguém que já frequentou uma escola desconhece essa situação. Blogs de professores falam disso a todo momento. Até o Chico Anysio, fazendo comédia, lembrava: “E o salário, ó!”, enquanto fazia sinal de [...]

    ResponderExcluir