9 de maio de 2011

Ônibus velho

___Eu estava parado, quase na porta de entrada, espremido dentro de um ônibus lotado. Como o trânsito não andava, o motorista, para a minha surpresa e de outros passageiros próximos, começou a tirar um sapato. Em seguida, inclinou-se e pegou, de uma sacola, algumas meias. Pacientemente, colocou-as, todas, no pé descalço. Com algum esforço, recolocou o sapato.
___Como o trânsito ainda não havia dado sinal de que iria se movimentar e os passageiros pareciam curiosos, ele explicou.
___– Vocês estão aí e não sabem, mas o meu pé já estava doendo. Esse pedal do acelerador esquenta prá burro.
___Algumas pessoas começaram a se virar, fingir que não era com elas, mas, empolgado ao ver alguns interessados, o motorista continuou.
___– Não adianta, ônibus velho é assim mesmo.
___Mal eu assenti com a cabeça, o motorista começou a falar de política.
___– Com o Kassab, os ônibus só são trocados a cada 10 anos. Este aqui só completa 10 em fevereiro. Então vou protegendo o meu pé. Com várias meias, ainda esquenta, mas não dói.
___Esbocei um sorriso e ele continuou.
___– Com a Marta prefeita, os ônibus eram trocados a cada 6 anos. Com o puto do Kassab, tem de esperar 10. Bruta falta de respeito.
___Aproveitando a deixa, comentei:
___– É... E o ônibus ainda subiu agora para 3 reais e, quando as pessoas protestam, o prefeito permite que a polícia bata nelas.
___O trânsito andou. O motorista levou o ônibus até o próximo ponto. A porta abriu, alguns passageiros começaram a entrar, alguns do fundo a sair. Enquanto eu acompanhava o fluxo em direção à roleta, o motorista ainda completou em voz alta:
___– E quer apostar que ainda reelegem esse merda do Kassab de novo?


###


___Não sei se a informação da troca de ônibus a cada dez anos com o Kassab e a cada seis com a Marta é verídica. Mas, sei que a dor que um pobre trabalhador sentia – a ponto de colocar muitas meias em um pé só – era. Sei também verdadeiro, tanto que fui até eu que citei, o aumento do ônibus e a inação do prefeito quanto à violência policial.
___Enquanto isso, o ônibus anda.

4 comentários:

  1. Eu acho irresponsabilidade da empresa que tem a concessão pública deixar o funcionário trabalhar nessas condições. Não tem cabimento não dar manutenção adequada aos veículos a ponto de ferir o condutor.

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao tema, a ex prefeita lhe diria: relaxe e goze!!
    Mas cuidado com a ejaculacao precoce.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Rio não é diferente, os ônibus da zona sul até são melhores enquanto os da zona norte caem os pedaços...

    Eu adoro seus textos, você é demais.

    ResponderExcluir
  4. Link enviado por um leitor por e-mail:
    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3443818-EI8139,00-Kassab+reduz+compra+de+onibus+para+manter+tarifa+em+SP.html

    ResponderExcluir