29 de agosto de 2011

A Beleza Ideal: candidatas africanas a Miss Universo

___Queridos leitores, prestem atenção. Olhem que lindas as candidatas africanas à mulher mais linda do mundo.


Leila Lopes - Angola
Leila Lopes - Angola
Bokang Montjane - África do Sul

Bokang Montjane - África do Sul
Sara El Khouly - Egito

Sara El Khouly - Egito
Larona Motlasi Kgabo - Botswana

Larona Motlasi Kgabo - Botswana
Erica Nego - Gana

Erica Nego - Gana
Sophie Gemal - Nigéria

Sophie Gemal - Nigéria
Nelly Kamwelu - Tanzania

Nelly Kamwelu - Tanzania
Laetitia Darche - Ilhas Maurício

Laetitia Darche - Ilhas Maurício


___Fabulosas, não? Sem a menor dúvida, são lindíssimas. Só não digo que são perfeitas porque vi um pequeno defeito em todas: elas não são brancas. Mas, pelo menos chegam perto.


###


___Em 2009, quando o meu amigo Alex Castro estava publicando sua maravilhosa série sobre racismo, chamei-o no MSN. Eu havia acabado de receber um link com as capas da Playboy dos últimos 13 anos e achei que valia a pena mostrar a ele. “tá. pq vc me mandou isso?”. “Por conta da sua série sobre raça.”, respondi, “Você já contou quantas negras aparecem nas capas da revista?”.
___Poucos dias depois, o Liberal Libertário Libertino tinha mais um ótimo texto sobre racismo. A reação dos leitores foi a mesma do restante da série: reagiram como se não houvesse nada de errado com 13 anos de Playboy com quase nenhuma negra na capa. A única pessoa que devia ter algo de errado lá era o Alex – que olhou treze anos de capas de revista de mulher pelada e ao invés de se masturbar, pensou em racismo.*


###


___Depois de contar a historinha do post do Alex, eu já dei a dica. Sem voltar a olhar as fotos acima, tentem lembrar: quantas das misses têm o cabelo crespo?
___Conseguiram lembrar? São oito mulheres, todas da África. Várias delas são de países abaixo do Saara, a África Negra. E então? Quantas têm cabelo crespo? Sete? Metade?
___Acertou quem pensou em nenhuma. O máximo que aparecem são cabelos cacheados. Nenhuma, mas nenhuma mesmo com um cabelo com características negroides.


Cabelo Afro


___Acham que eu sou um implicante? Então voltem e olhem bem para as moças. Percebam como praticamente todas elas têm características físicas mais próximas de pessoas brancas. Mais ainda, vejam como até aquelas que são mais negras, ainda assim o são com uma tonalidade de pele mais clara. Pele realmente escura nem existe.
___Antes que alguém retruque algo, já digo: não perceber preconceito no fato de que o padrão de beleza de apenas um tipo humano é considerado bonito, não importando a região do mundo, é uma das características mais tristes e cruéis do racismo.


__________
* Cúmulo do gentil, o Alex, em nenhum dos momentos em que foi agredido, esboçou dizer que eu é que tinha visto aquelas capas e apontado o ponto.

2 comentários:

  1. Eu concordo com tudo que você falou e ainda adicionaria a questão da magreza excessiva que eu acho ainda pior. Porque você ainda consegue ver modelos negras que tiveram uma carreira bem sucedida tipo a Naomi Campbell... agora acha uma mais voluptuosa.

    ResponderExcluir
  2. Oraçao Perigosa -
    Essa oração é perigosa. Atua em todo os elementos do universo. Quando tiver realizado verá a imagem da pessoa e a partir desse momento não tem mais volta. Se não a ama não faça, não tem volta, ele vai pertencer a você para sempre. O resultado é imediato.

    Pai universal, único, pai dos felizes mortais e imortais. Criastes, em particular, potências que são maravilhosamente semelhantes ao teu eterno pensamento e à tua essência adorável; tu as estabeleceste superiores aos anjos, que anunciam ao mundo as tuas vontades, enfim, nos criastes na terceira ordem no nosso império elementar.
    Aqui, o nosso contínuo exercício louvar e adorar aos teus desejos; por amor do teu nome DEUS rogo que (nome da pessoa), me peça para ficar com ela ,arquétipo admirável da maternidade e do puro amor , filha, flor dos filhos, forma de todas as formas, alma, espírito, harmonia e número de todas as coisas.
    Tenho sofrido rejeição, descaso, abandono. Por amor minha alma não tem paz, envia DEUS o espírito do tormento para que (nome da pessoa), me procure o mais rápido possível e me peça para ficar junto com ela.
    Permita falanges de anjos cercarem (nome da pessoa), , dia e noite sussurrando meu nome (nome próprio) no ouvido de (nome da pessoa), , trazendo a imagem da minha face (nome própio) na mente de
    (nome da pessoa), , sufocando e apertando o coração de (nome da pessoa), , afligindo a sua alma.
    Que NAO RECUSE o meu amor, que é puro e provem de ti.
    Rogo tua providência divina e justiça em nome de Jesus Cristo teu filho amado, que reina e vive para todo o sempre.
    Amém! Pai nosso (3 vezes) – publicar durante 7 dias.

    ResponderExcluir