___Explicar uma piada é sempre um pouco triste. Tal qual uma mágica revelada: é interessante saber como o truque foi feito, mas a magia se perde; é bom entender a piada, mas a graça não é a mesma. Mesmo assim, eu me diverti muito com duas piadas internas e achei que valia a pena citá-las – e explicá-las – aqui.
###
___A primeira, é uma piadinha de dança de salão.
___Zouk, para quem não sabe, é um estilo de dança bastante provocante e sensual. Cheio de esfregadas de corpo, mãos beirando o limite do proibido (por vezes até ultrapassando esse limite), parceiros bem colados. Pois bem, feita essa pequena introdução, segue a piada:
___O rapaz chega ao hospital todo arrebentado.
___– Como é que você conseguiu se machucar dessa maneira? – questiona, curiosa, a enfermeira.
___– Simples: Eu estava dançando zouk com a minha namorada e o pai dela apareceu na sala. Assim que nos viu, o homem pegou uma cadeira e me encheu de porrada.
___– Credo! O pai dela é maluco?
___– Não. Ele é surdo.
###
___A segunda piada talvez precise de mais explicações do que eu vou dar. Mesmo assim, segue abaixo.
___A Etesp, escola em que eu leciono, divide as classes da mesma série em letras gregas: 1º alfa, 1º beta, 1º gama, etc.. Sai um pouquinho dos padrões dos colégios atualmente, mas costuma divertir os alunos – que acabam não só conhecendo um pouquinho do alfabeto grego, como, também, identificando-se com as letras nos campeonatos interclasses e afins.
___Segundo ponto: como leitura de férias, escolhi para os meus alunos do terceiro colegial o Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley. Dadas as informações básicas, mostro a piada.
___Ontem, o @etespdepressao, um twitter anônimo, provavelmente administrado por um aluno, publicou provocativamente:
___Se algum leitor não entendeu a piada, aconselho que leia o Admirável mundo novo. Mais explicações, desculpem-me, eu não vou dar. Sou um professor: posso até mastigar piadas, mas contar o que acontece em uma obra literária já é pedir demais.
Caramba, muito legal o tweet do @etespdepressao! Piadas inteligentes são as melhores :P
ResponderExcluirE queria que algum professor meu de ensino médio tivesse me passado "Admirável Mundo Novo" ou quem sabe 1984. Despertar o meu interesse por leitura alguns anos antes teria feito bastante diferença :) Parabéns!
Achei uma brincadeira d mau gosto com o Épsilon.... HSAUHSUAHSUHASUHAS
ResponderExcluir3ºE aquiii
hahahahaha
Não me importei com a brincadeira, Tiago, pq os meus alunos dos Épsilons costumam ser bem admirados pela escola. Nem tem como desprezá-los.
ResponderExcluirsinceramente, roupa verde não cai bem em mim. Acho eu.
ResponderExcluir