24 de setembro de 2011

Por que eles se vestem assim?

___Por alguma sorte do acaso, caiu na minha mão o livro Segunda-feira o rabino viajou, de Harry Kemelman. Contou-me a capa que esse é apenas mais um dos romances protagonizados pelo rabino David Small – que até então eu não conhecia.
___A figura do rabino tem me agradado bastante. Um dos motivos para isso é que a sensatez da personagem parece ser de grande eficácia para refletir sobre religião sem obscurecer as reflexões com dogmas. Fica um trecho que eu apreciei até não poder mais.


###


___Ao avistarem um praticante do judaísmo chassídico, a mulher de Small pergunta:




___“Por que eles se vestem assim, David?”.



___Ao que o rabino responde sorrindo:




___“Para falar a verdade, por puro conservadorismo. Essa é a roupa usada pelos mercadores poloneses e russos do século XVIII e, acredita-se, por Baal Shem Tov, o fundador do movimento naquele século, e para imitar o rebbe* eles a adotam também. Acho que os amish da Pensilvânia agem da mesma forma e pelo mesmo motivo. Tendemos a associar roupas com atitudes. Deve ser por isso que as pessoas, hoje, se opõem às novas maneiras de se vestir; elas as consideram sinal de uma rebelião, de uma ruptura não só com os estilos tradicionais mas igualmente com os valores e com a moral tradicionais.”.



__________
* Rabino em iídiche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário