5 de janeiro de 2012

Vencendo os Spams Persas

___Atualmente, graças a Frank Miller e ao cinema, muita gente sabe que, em 480 a.C., 300 espartanos e outros tantos gregos passaram por maus-bocados ao encontrar uma quantidade absurdamente superior de soldados persas. O que ultimamente não costumam lembrar é que, naquele mesmo ano, no Mar Egeu, outra batalha desigual aconteceu. Por mais admirável que tenha sido o feito e o sacrifício do rei espartano Leônidas, foi o ateniense Temístocles que conseguiu uma estrondosa vitória.
___Mesmo com menos da metade dos navios, os gregos conseguiram vencer o que podem ter sido 800 navios persas. Como foi isso? Com uma boa utilização dos rápidos trirremes, atraindo os inimigos para o Estreito de Salamina e com diversas outras estratégias de batalha. Mesmo lutando contra um número muito superior de navios, utilizando a sua inteligência, Temístocles conseguiu derrotar os persas.


Trirremes


###


___Novembro e dezembro de 2011 foram meses complicados para o pobre Incautos do Ontem. Acredito que o problema foi a quantidade gigantesca de spams que começaram a surgir como barcos persas no litoral grego do século V a.C. e que fizeram Leônidas e o servidor caírem.*
___Agora, acredito eu, tudo está resolvido. Para conseguir esse feito, foi instalado o NuCaptcha, um daqueles programinhas que obrigam os leitores a digitarem uma sequência de caracteres para comentar (no caso aqui do Incautos, os caracteres vermelhos que ficam se mexendo na imagem). Espero que não seja incomodo para nenhum comentarista; para mim, os spams estavam sendo uma bela chateação.
___O resultado tem sido fenomenal. Deem uma olhada na quantidade de spams dos últimos meses e depois da instalação do NuCaptcha, no dia 2 de janeiro.


Histórico de Spams - Incautos do Ontem (números)
Histórico de Spams - Incautos do Ontem (gráfico)


___Claro que eu sou um exagerado, mas vendo uma vitória tão grande assim contra os spams, quase me sinto o próprio Temístocles. Com um pouco de inteligência e estratégia foi possível vencer um número muito superior de navios persas e de spams. Só falta agora fazerem um filme sobre nós dois.


#####


P.S.: Como eu gosto de ouvir o que os meus leitores têm a dizer, caso algum de vocês não tenha gostado do novo sistema de Captcha ou tiver outra coisa a falar, por favor mandem ver nos comentários.
P.P.S.: Por conta de um artigo publicado, em 2008, pelo Atila Iamarino, do Rainha Vermelha, tentamos utilizar aqui no Ops! o re-Captcha. Infelizmente não deu certo, mas recomendo a leitura do texto para quem se interessar por instalar algo assim em sites.
__________
* Se bem que sempre existe a possibilidade, como bem sugeriu um leitor, de que “uma liderança opressora capitalista” tenha tentado calar o meu blog.


 

6 comentários:

  1. Eu confesso que achei até engraçado o novo captcha, com o mar em fim de tarde e a mensagem pela conservação de água.

    ResponderExcluir
  2. Vc vai ver nos próximos comentários, Leonardo, existem outras opções de "salve a natureza". Espero q goste.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido à respeito do re-captcha. Realmente é um projeto genial. Pena que não deu certo aqui :(

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu estou aqui, pois achei interessante comentar sobre a frase "Só falta agora fazerem um filme sobre nós dois". Ri de mais, e gostaria de ver esse filme.

    Por falar em filme, Ulisses por que vc não escreve um roteiro um dia ?? Quero atuar no filme, hein ?? Vc pode dirigir tbm, ou vender o roteiro por milhões.

    E outra cousa, na verdade estou comentando porque queria ver as letras vermelhas dançantes. Gostei e não me incomodo, pelo bem do servidor.

    até.... é serio sobre o roteiro, gostaria de uma senhora chamada Yur na história.

    ResponderExcluir
  5. Fabio, já comecei a escrever o roteiro de uma peça de teatro. Filme, ainda não. Quem sabe quando eu terminar de editar o Prisões, o livro que eu estou trabalhando atualmente. :-)

    ResponderExcluir
  6. Gostei do Captcha novo :) é bem animado!

    ResponderExcluir