3 de setembro de 2012

Compacto, menos nos lucros.

___Liçãozinha básica de vendas: diga o que o cliente quer ouvir. Se falando a bobagem do momento você conseguir lucrar mais ainda, perfeito.


Regra do marketing, por André Dahmer
###


___Nos últimos anos, o discurso ecológico tem estado na moda. Verde para cá, sustentabilidade para lá, e as empresas, interessadas em vender cada vez mais, praticamente vomitam ervilhas. É tanta cara-de-pau que existem até carros “Eco”. Não vou me espantar se aparecer uma propaganda de uma serra-elétrica – movida a gasolina – que ajuda as árvores.


Surf Hype, por André Dahmer


___Meu último contato com a Onda Verde foi no papel higiênico (e o motivo disso não foi um jantar mal digerido).
___Estava a fazer compras no mercado quando vejo, além dos papéis higiênicos habituais, vários modelos em formato amassado. Ou melhor, usando a palavra que os marqueteiros escolheram: compacto. Por que o papel estava sendo vendido amassado? Claro, para ser ecologicamente correto.


Papel higiênico amassado


___A justificativa estava já estampada nos pacotes: “Permite uma economia média de 13% de material plástico [utilizado para embalar o papel].” e “Permite transportar, em média, 18% mais produtos no caminhão, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.”.


Papel higiênico amassado - justificativa


___Bonito, né? Menos poluição e mais economia de recursos naturais. E, é bom lembrar, uma economia de 13% de material plástico que as empresas de papel higiênico iriam gastar; melhor ainda, há, também, redução dos gastos com caminhões. Já no preço... Não há nenhuma porcentagem de diminuição.


###


___Sala de reunião de uma empresa de papéis higiênicos.
___– Chefe, o que o senhor acha de amassarmos o papel higiênico? Assim, ocupando menos espaço, gastaremos menos dinheiro para embalá-lo e para transportá-lo.
___– Gosto da ideia, mas talvez os consumidores achem ruim de comprar papel higiênico amassado.
___Atento, o rapaz do marketing diz:
___– Calma. É tudo uma questão de discurso. Para começar, não podemos dizer que o papel higiênico estará amassado. Devemos dizer que estará... hum... menor. Não, não... Ah, COMPACTO!
___– Muito bom... – fala o chefe, com um tom de voz pensativo.
___Aproveitando a aprovação inicial, o rapaz do marketing continua.
___– E ainda podemos posar de ecologicamente corretos! Dizemos que estamos gastando menos transporte e menos plástico para salvar o planeta.


Sustentabilidade - Salvando o mundo, por André Dahmer


___Todo mundo aprova com a cabeça. Rabiscando em um papel, a moça da contabilidade diz:
___– Nossa! Se reduzirmos 10% do plástico, 10% do transporte e ainda vendermos mais com esse discurso de sustentabilidade, os lucros neste semestre serão astronômicos!
___Enquanto todos parecem animados, alguém meio anônimo, no canto da mesa de reuniões, toma a palavra e pergunta:
___– E vamos repassar parte desse lucro para os consumidores (reduzindo o preço) ou para os funcionários (aumentando o salário)?
___Todos na sala gargalham copiosamente.

4 comentários:

  1. Professor, sei que não tem nada a ver com o post, mas vi esse video na internet e fiquei extremamente chocada.... vc poderia ver e comentar sobre ele? https://www.youtube.com/watch?v=pPEGIPJEopQ&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, o grande problema é que o retorno que os consumidores deveriam ter, eles não tem...
    Sinto falta dessas conversas e aulas, as melhores de todas...

    ResponderExcluir
  3. Links da semana - 31....

    Compacto, menos nos lucros, do Incautos do Ontem. Qualquer semelhança entre essa história e a relidade terá sido apenas mera coincidência....

    ResponderExcluir
  4. Isa, o Olavo de Carvalho é tão imbecil, fala tanta merda, que eu não saberia nem dizer o que é que espantou você. Para falar à verdade, para mim, parece que ele só falou imbecilidades, bizarrices e mentiras o tempo todo. Como o título do vídeo é “O Ateísmo é uma Ideologia Imoral e Assassina”, imagino que é esse o ponto que você queria que eu comentasse e isso é muito fácil de bater: dê uma olhada nesse vídeo do Clarion que, acredito, resolve completamente a questão: http://www.youtube.com/watch?v=pjgcLwtXbJ4

    Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou ainda queira que eu comente sobre algum ponto específico, é só pedir que eu respondo ou paro com mais calma e escrevo um post.

    Bjs.

    ResponderExcluir